Igualdade de gênero é pauta na Escolinha de Triathlon de Ilhéus (BA), em alusão ao mês da mulher

Março é popularmente conhecido como o mês da mulher e as ações que envolvem a valorização e a igualdade de gênero se tornam ainda mais presentes. Na Escolinha de Triathlon Formando Campeões de Ilhéus (BA) o assunto foi tratado a partir de duas atividades que complementaram as aulas. Com a apresentação do filme indicado ao Oscar, “Estrelas Além do Tempo”, do diretor Theodore Melfi, a equipe técnica abriu espaço para que os alunos entendessem mais sobre preconceitos racial e de gênero e de qual forma é possível atuar para que se tenha um mundo mais justo, sobretudo, em oportunidades. As atividades foram aplicadas na própria sede da Escolinha.

Em uma breve sinopse sobre o filme, é possível analisar que a obra trata sobre o auge da corrida espacial entre Rússia e Estados Unidos, ao longo da Guerra Fria. Uma equipe de cientistas mulheres e afro-americanas da NASA vence as barreiras dos preconceitos e mostra que tinha plenas condições de se tornarem a principal chave para a vitória estadunidense na liderança de uma das maiores equipes de tecnologia da história e que mudariam, a partir da competência, os olhares em um período forte de segregação na década de 1960.

Após a exibição do filme, os alunos tiveram tempo para levantar questionamentos, a fim de refletir sobre os principais temas abordados, sobretudo a igualdade de gênero. Na aula seguinte, foi proposta uma atividade diferente, que mesclou atividade física com a chance de responder questões específicas do filme. Os alunos foram divididos em dois grupos, nos quais um representante por vez pulava na piscina e nadava até o meio para pegar objetos com perguntas relacionadas, a fim de que respondessem ao voltar à borda da piscina. Ao fim, os alunos fizeram também uma roda de conversa para dividirem opiniões e experiências sobre o tema.

A Escolinha de Triathlon quer, com ações pontuais, mostrar aos alunos que é essencial colocar em prática os assuntos tratados, para que todos tenham acesso a um mundo melhor, com mais oportunidades e para que a sociedade se estabeleça de forma mais justa e igualitária, assim como na inclusão de temas como a igualdade de gênero, que está entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), implementados pela Organização das Nações Unidas (ONU)..

A Escolinha de Triathlon, em sua essência, assumiu este compromisso desde sua criação, ainda em 2015, ao disponibilizar vagas igualitárias para meninas e meninos, além de reforçar o espaço igualitário em seu grupo técnico, com homens e mulheres que se tornam referências diretas para os pequenos triatletas, a fim de que também possam entender que tanto o esporte quanto as outras áreas, devem receber mulheres e homens da mesma maneira, sem qualquer tipo de distinção.

“Queremos sempre fomentar a igualdade de gênero para que seja algo natural tanto para a nossa geração atual quanto para as futuras. É uma luta que se ganha no dia a dia e, felizmente, a Escolinha colabora para cada vez mais vitórias neste quesito”, comenta o idealizador, padrinho e gestor da Escolinha de Triathlon três vezes representante olímpico, Juraci Moreira.

Sobre a Escolinha de Triathlon Formando Campeões
“Formar campeões na vida e no esporte é a nossa missão”

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada em 2015 em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 1350 crianças e adolescentes em 26 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Bahia, Ceará e Sergipe.

Nossa visão de curto, médio prazo é levar a Escolinha a todos os estados do País, com núcleos formados num modelo similar ao de “franquias”, para garantir o cumprimento da nossa proposta pedagógica, uso de identidade visual, qualidade do ensino e materiais oferecidos e principalmente, ao cuidado com a gestão de compliance do projeto.  As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões na Bahia tem execução da Federação Baiana de Triathlon e é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte e Governo Federal. O patrocinador do núcleo é a Porto Seguro, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Curta a Fã page da Escolinha de Triathlon – Formando Campeões no Facebook
Siga também a Escolinha de Triathlon – Formando Campeões no Instagram