Sucesso de Escolinha de Triathlon em Itu atrai mais crianças para a modalidade

Projeto recebeu mais dez alunos, atraídos pelos bons resultados no esporte e na escola

 

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões iniciou seu terceiro ano em Itu em fase de crescimento. O projeto viu aumentar a procura por vagas e ampliou o atendimento para 50 crianças e adolescentes de 8 a 16 anos. O interesse dos pais é reflexo de uma propaganda positiva: os bons resultados dos alunos. Vários deles já têm experiência em competições, e todos mostraram evolução no comportamento e no desempenho escolar.

A educação é a principal bandeira da Escolinha de Triathlon e exigência fundamental para que as crianças permaneçam no projeto. O acompanhamento do desempenho no colégio é feito por meio dos boletins. Os treinadores também orientam os alunos sobre formas de organização das tarefas, criação de agendas com metas e muita conversa sobre disciplina, dedicação e respeito aos pais e professores.

“Nosso principal objetivo é formar campeões em todas as áreas da vida. Do primeiro ano da Escolinha de Triathlon pra cá, as notas dos alunos melhoraram muito, e o comportamento também. Sempre pergunto para os pais como as crianças estão em casa, e o feedback que recebo deles é muito bom”, destaca o professor Thiago Mantovani, do núcleo Itu.

O trabalho realizado pelo projeto em Itu também se reflete na evolução dos alunos no triathlon. Várias crianças já têm experiência em competições, ganhando inclusive o reconhecimento da prefeitura da estância turística de Itu. O que mais chama a atenção, nas provas, é o comportamento das crianças, que trocam a competitividade pelo espírito de equipe e a solidariedade com outros triatletas mirins.

“Eu sempre digo para os alunos que o mais importante é eles se divertirem nas competições, curtirem o esporte. E todos arrasam. Eles ajudam uns aos outros, vibram com os resultados de crianças de outras equipes, torcem pelos atletas profissionais. Isso nos deixa muito felizes”, diz o professor Thiago Mantovani.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Itu, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Itu. Os patrocinadores são Lapônia Volvo, Astra, Japi e Golfleet.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões