A semana da criança foi mais do que especial na Escolinha de Triathlon…
Curitiba tem projeto piloto de horta comunitária para triatletas mirins
Ação da Escolinha de Triathlon Formando Campeões no Colégio da Polícia Militar do Paraná promove agricultura sustentável e consciência ambiental entre as crianças
Da rotina do “nada, pedala e corre” para a horta! Além das aulas das três modalidades, os triatletas mirins de Curitiba também estão aprendendo sobre agricultura sustentável. Na última semana, os alunos receberam a visita da professora Bruna Ramalho e alunos do curso de agronomia da Universidade Tuiuti do Paraná, para falar sobre o plantio de hortaliças. A ação da Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem como objetivo formar cidadãos mais responsáveis e com uma boa consciência ambiental.
O Colégio da Polícia Militar do Paraná atua como “programa piloto” da ação. Desde janeiro, os alunos cuidam diariamente da horta comunitária, onde foram plantados alface, tomate, cebolinha, hortelã, frutas e até flores. Em sua visita, a professora Bruna Ramalho trouxe outras mudas doadas pela universidade, como beterrabas, e orientou as crianças e adolescentes sobre as técnicas de plantio.
“Os outros núcleos da Escolinha também estão criando suas hortas comunitárias, mas é aqui no CPM que nós vamos aprimorando a atividade, para depois replicar nos outros locais. Além da horta, os alunos também vão cuidar das árvores do terreno do colégio, fazendo a poda e outras ações necessárias”, explica o coordenador Ricardo Júnior Cardoso.
A horta comunitária foi a forma escolhida pelo projeto para atingir o segundo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que estabelece a fome zero e a agricultura sustentável. Ele integra um conjunto de 17 ODS na Agenda 2030, um plano de ação global criado para erradicar a pobreza e garantir uma vida digna a todos.
Metas da Agenda 2030 na Escolinha
A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.
Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
A unidade do Colégio da Polícia Militar do Paraná foi a primeira a ser criada, e é pioneira na formação de triatletas. Hoje, atende 60 alunos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense de Triathlon e apoio do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são SulAmérica, Electrolux e Rede Condor.
Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões