Escolinha de Triathlon celebra um ano em Ceilândia com presença de trialeta olímpico

Evento realizado nesta quarta-feira (9) no COPT reuniu todas as turmas do projeto para um treino especial com entrega de certificados

 

Um treino especial reuniu o triatleta olímpico Juraci Moreira e os mais novos triatletas mirins de Ceilândia, nesta quarta-feira (9). O evento marcou o primeiro ano da Escolinha de Triathlon Formando Campeões na região, com entrega de certificados para as crianças.

Padrinho e gestor do projeto, Juraci Moreira colocou as crianças para nadar na piscina do Centro Olímpico e Paralímpico do Parque da Vaquejada. O treino foi uma grande festa e também uma forma de avaliar a evolução dos alunos na natação ao longo do ano. A modalidade é a mais desafiadora do triathlon, e fundamental para os pequenos terem mais segurança.

“A maioria dos alunos não nadava, no início. E hoje todos fazem a volta inteira na piscina. Isso é o mais gratificante, ver uma criança que tinha medo de água e hoje nada perfeitamente”, destacou Juraci Moreira. “Uma das grandes preocupações do projeto é com a segurança, trabalhando na prevenção ao risco de afogamento, uma das maiores causas de morte entre crianças e adolescentes, no Brasil.”

Além do treino, Juraci conversou com a criançada sobre a sua experiência, com participação em três Olimpíadas, e a importância de se dedicar a um esporte. Depois, todos ganharam lanches e receberam o certificado “Sou Triatleta”.

O evento também contou com a participação de representantes da Electrolux e da Brasal, novos patrocinadores da Escolinha de Triathlon. Com o apoio das duas empresas, o projeto entra numa nova fase em Ceilândia. Novas vagas foram abertas, e mais um profissional de educação física dará apoio aos alunos nos treinos.

“Tivemos uma resposta gigantesca da molecada. O crescimento deles, em um ano de projeto, foi incrível. Hoje todos nadam, pedalam e correm bem. E já identificamos até alguns garotos com potencial para o esporte”, comemorou o professor Nildomar dos Passos Valadares. “Agora, começamos um novo ciclo com turmas maiores, de 15 alunos cada uma, e uma nova professora ao meu lado. Vamos trabalhar com mais amor e dedicação para que futuramente essa sementinha que está sendo semeada possa germinar e dar fruto, revelando seres humanos de bem e, quem sabe, um atleta de alto rendimento.”

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

Promover uma educação de qualidade por meio do esporte é uma das grandes missões da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Também é um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Ceilândia, as aulas de triathlon englobam as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida). Divididas em turmas de 10 alunos de acordo com a faixa etária, as crianças treinam às segundas, terças, quintas e sextas-feiras pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Esco.t Escolinha de Talentos e apoio da Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal. A Electrolux e a Brasal são as patrocinadoras do projeto.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões