Escolinha de Triathlon desenvolve natação para crianças em Joinville

Treinos lúdicos ensinam técnicas básicas e ajudam a dar mais segurança para a garotada na piscina

 

A natação é a modalidade mais técnica do triathlon. E, para muitas crianças, a piscina é um ambiente novo, bem distante da sua realidade. Por isso, os alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, em Joinville, contam com exercícios lúdicos e técnicas para a adaptação ao meio líquido e o desenvolvimento da coordenação motora dentro d’água.

O objetivo inicial é dar segurança aos alunos e fazer com que se sintam bem na piscina. Na Escolinha de Triathlon, os treinos de natação trabalham os movimentos básicos da natação, como a flutuação, a propulsão de pernas, braçadas e controle da respiração. Para melhorar a estabilidade na água, os professores usam equipamentos como flutuadores, pranchas e o espaguete.

Como o triathlon tem mais duas modalidades, o ciclismo e a corrida, o foco é o condicionamento físico, e não tanto a técnica. Ainda assim, os professores buscam diversificar as aulas com fundamentos de outros nados, como a ondulação do borboleta e exercícios do nado costas. E também sobra espaço para a diversão, com brincadeiras para descontrair a garotada. Em Joinville, a evolução foi rápida. A maioria dos alunos tinha pouca experiência na água e, hoje, conseguem percorrer toda a piscina com o nado craw. “Muitas vezes eles se frustram, se dispersam, se irritam, mas sempre estão tentando melhorar. A persistência é admirável”, elogia o professor Wesley Jonatan da Silva.

A natação tem um impacto direto no desempenho no triathlon. Mas seus benefícios vão muito além disso. A modalidade melhora o sistema respiratório, estimula o tônus muscular, ajuda a desenvolver a coordenação motora, diminui o estresse e aumenta a autoconfiança da criançada. Também contribui para reforçar valores como sociabilização e respeito, já que os triatletas mirins dividem o mesmo ambiente, a piscina, durante as aulas.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Joinville, as aulas de triathlon englobam as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida). Divididas em turmas de 10 alunos de acordo com a faixa etária, as crianças treinam às segundas, terças, quintas e sextas-feiras pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon de Santa Catarina e apoio da Univille e da prefeitura de Joinville. Os patrocinadores são SulAmérica, Anjo Tintas, Porter Group e Martinelli Advocacia.

 

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões