Triatletas mirins de Caucaia têm “anjo da guarda” em treinos no mar

Responsável pela segurança dos alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões na água, salva-vidas ganha a admiração da criançada

 

A praia faz parte da rotina de treinos dos triatletas mirins de Caucaia. Pelo menos uma vez por mês, os alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões vão para o mar testar as técnicas de natação aprendidas na piscina. E contam com um anjo da guarda dando segurança e apoio: o salva vidas Marcos, figura conhecida na região e que ganhou a admiração da criançada.

Antônio Marcos do Nascimento Freitas, salva-vidas em Caucaia desde 2010, vai além da segurança dos alunos da Escolinha nos treinos na praia. Com o seu cuidado e incentivo, muitas crianças já perderam o medo do mar, tão comum a quem nunca enfrentou a natação em águas abertas. E ainda participa de alguns treinos com a garotada.

“Muitos alunos se superaram, hoje nadam muito bem e até participam de competições oficiais, graças ao apoio dele. Com certeza, faz toda diferença no modo de pensar e de treinar da garotada do projeto. Posso dizer que o Marcos é um grande incentivador do esporte aqui no nosso município, um ótimo atleta e profissional”, elogia a professora Leidy Serafim. “A presença dele nos treinos é muito motivadora, é perceptível o quanto as crianças dão o melhor de si com a participação do Marcos.”

O esporte sempre fez parte da rotina de Marcos. Capoeirista, também já participou de corridas desafiadoras como ultramaratonas em dunas de areia. Descobriu o triathlon recentemente, e logo incentivou o sobrinho a praticar, na Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Tantas atividades o ajudam a manter a forma ffísica e a energia para atuar como salva-vidas nas praias de Caucaia.

“Sempre admirei essa profissão. Não existe nada nesse mundo que pague uma vida”, destaca Marcos. E a adrenalina vai a mil quando fazemos um resgate.”

 

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Caucaia os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contarão com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

A Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará. A Aeris é a patrocinadora exclusiva do projeto.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões