Triatletas mirins de Joinville mostram evolução em desafio de duathlon

Simulado foi organizado pela Escolinha de Triathlon Formando Campeões para avaliar o desempenho dos alunos

 

Os novos triatletas mirins de Joinville já mostram determinação de gente grande e muito entusiasmo pelo esporte. Na Escolinha de Triathlon Formando Campeões, os alunos disputaram seu primeiro duathlon, nesta semana. O simulado tinha como objetivo avaliar o desempenho de cada um nos treinos. E revelou uma evolução não só física como também de comportamento, em quatro meses de atividades.

Para o simulado de duathlon, foi montado um circuito com uma parte de corrida, outra de ciclismo e uma última de corrida, em distâncias um pouco mais longas do que as praticadas nos treinos. No dia seguinte, com a missão cumprida, os alunos ganharam um momento de descontração, brincando com balões de água.

“Nós não visamos performance, mas incentivamos os alunos a superarem seus próprios obstáculos a cada dia. E todos foram muito bem no simulado. São guerreiros!”, elogia o professor Wesley Jonatan da Silva. “Muitos, por mais que estivessem cansados, fizeram questão de finalizar o trajeto estabelecido, e aqueles que ficaram por último receberam apoio dos primeiros, fazendo deles um grande time. Foi uma experiência bem bacana. Observamos que não estão se tornando melhores apenas no âmbito físico, mas também no caráter.”

A experiência em competições faz parte do programa de treinos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, de maneira mais lúdica e educativa. O objetivo é promover maior sociabilização, estimular a dedicação, a criatividade, a concentração e o trabalho em equipe. Por isso, a meta para esta temporada é preparar os alunos para o Campeonato Brasileiro de Triathlon, em novembro.

“Estamos dando uma atenção especial à natação, vamos aperfeiçoar ao máximo essa etapa para eles se sentirem seguros. Nas demais modalidades, os alunos estão indo bem, estamos com turmas que gostam muito de participar e se divertem quando estão no projeto. Isso facilita muito o trabalho, pois nós temos motivações de sobra, aqui,” destaca Wesley.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Joinville, as aulas de triathlon englobam as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida). Divididas em turmas de 10 alunos de acordo com a faixa etária, as crianças treinam às segundas, terças, quintas e sextas-feiras pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon de Santa Catarina e apoio da Univille e da prefeitura de Joinville. Os patrocinadores são SulAmérica, Anjo Tintas, Porter Group e Martinelli Advocacia.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões