O mês de maio está marcado por uma vivência transformadora para os alunos…

Escolinha de Triathlon entra na campanha do Outubro Rosa
Projeto promove uma série de conversas com os alunos para conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce
Muito além do esporte, a missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões é preparar cidadãos responsáveis. Por isso, o projeto vem promovendo uma série de ações socioeducativas. Neste mês de outubro, o Colégio da Polícia Militar do Paraná e os outros núcleos de Curitiba adotaram o rosa na decoração para conversar com os alunos sobre o câncer de mama.
Cada professor organizou em seu núcleo rodas de conversa com explicações sobre o Outubro Rosa. O objetivo é transmitir à garotada a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Os bate-papos são conduzidos de maneira leve, com exemplos de fácil assimilação, levando em conta a faixa etária dos alunos.
“Desde o início, o projeto da Escolinha vai além dos treinos de triathlon, envolvendo valores familiares, educação e conscientização social e ambiental. Ações como a do Outubro Rosa são fundamentais para que as crianças se desenvolvam como cidadãos mais conscientes e capazes”, destaca Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto.
Visita emocionante no núcleo CPM
A ação de conscientização do Outubro Rosa teve um reforço importante no núcleo CPM. Policial Militar, Andreia dos Santos Aguiar visitou o colégio para falar sobre a sua experiência e emocionou os alunos. Aos 36 anos, mãe de três filhos, Andreia dos Santos Aguiar descobriu o câncer de mama num exame de rotina, uma ecografia, em abril de 2015.
“Meus trigêmeos estavam com 5 anos. Eu não me encaixava no padrão de risco para o câncer de mama. Não tinha nenhum sintoma e nenhum caso na família. Também já fazia o autoexame regularmente. Descobri o tumor porque minha irmã, nove anos mais nova do que eu, disse que faria uma ecografia, e achei que também deveria fazer”, explica Andreia.
Quinze dias após o início da quimioterapia, seus cabelos começaram a cair. Em novembro de 2015, ela fez a mastectomia total da mama direita. O segredo para enfrentar a doença foi uma grande rede de apoio. “Eu tive minhas irmãs ao meu lado, minha sobrinha, que nasceu logo após o fim do tratamento. Tive amigos. Tive a família PMPR me dando todo o suporte de que precisei. Tive alguém para raspar meu cabelo e que, depois, raspou o próprio. E tive e tenho meus filhos. É por eles cada batida do meu coração”, diz.
Além de contar sua história, Andreia reforçou a importância de fazer os exames de prevenção e respondeu às perguntas dos alunos, que mostraram muita curiosidade.
“Para nós é muito importante que eles já cresçam com esse conhecimento, pois assim podem transmitir o mesmo diálogo em seus círculos familiares e criar uma corrente de conscientização e ajuda à comunidade”, completa Jéssica Rodrigues, professora do núcleo Oswaldo Cruz.
Metas da Agenda 2030 na Escolinha
A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.
Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
A unidade do Colégio da Polícia Militar do Paraná foi a primeira a ser criada, e é pioneira na formação de triatletas. Hoje, atende 60 alunos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense de Triathlon e apoio do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são SulAmérica, Electrolux e Rede Condor.
Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões