Alunos da Escolinha de Triathlon têm chance de treinar no Pré-Alto Rendimento

Escolinha de Triathlon Formando Campeões atende crianças e adolescentes de Curitiba (PR) entre 8 e 16 anos. Combinando educação, esporte e cidadania, eles treinam a modalidade  em alto nível com professores especializados e todos os equipamentos necessários para a prática do triathlon.

Com um acompanhamento de perto do desempenho escolar, as crianças e adolescentes da rede pública de ensino têm a chance de se dedicar ao esporte. No grupo de pré-alto rendimento elas têm a chance de treinar ainda mais e sonhar com resultados estaduais, brasileiros e mundiais.

“O trabalho criado no pré-alto rendimento veio da percepção de técnicos, coordenador e gestor do projeto em viabilizar um treinamento diferenciado para atletas que têm possibilidade de treinar mais e que começaram a ter um rendimento nas provas e treinamento maiores”,  comentou o coordenador do projeto, Ricardo Júnior Cardoso.

São 15 atletas no grupo, treinando de segunda a sábado no período da tarde. Idealizado pelo aleta Juraci Moreira, a Escolinha já revelou vários triatletas, mas o objetivo principal, além de descobrir os novos talentos, é de usar o esporte como ferramenta de formação e inclusão social.

“O projeto da pré equipe surgiu quando identificada a necessidade do aperfeiçoamento de atletas da Escolinha que buscam o alto rendimento. Propomos uma transição mais tranquila, com aumento progressivo da carga e aperfeiçoamento técnico para que no momento em que estes estejam adaptados e preparados possam enfrentar o alto rendimento com melhor aproveitamento físico e técnico”, comentou Helcio Kricky, treinador da equipe.

“Com a supervisão do técnico Hélcio e com apoio dos outros técnicos, eles fazem um treinamento diferenciado, já elevando trabalhos técnicos e físicos preparando-os para o alto rendimento, mas nunca se esquecendo da parte educacional. Acompanhamos esses atletas, assim como os outros, e caso necessário oferecemos suporte nas aulas”, finalizou Ricardo.

O projeto nasceu em 2015 e conta com, além da sede no Colégio da Polícia Militar do Paraná, outros três núcleos abertos em 2019 em parceria com a prefeitura de Curitiba: Boqueirão, CIC e Oswaldo Cruz, todos em Curitiba.