Escolinha de Triathlon do Paraná alia esporte e educação gratuitos

Natação, ciclismo e corrida. O triathlon é composto por essas três modalidades, mas vai muito além disso. O esporte trabalhado sozinho gera frutos, mas, combinado com a educação, pode formar muito além de campeões na modalidade, ele forma campeões para a vida.

É exatamente esta a missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, projeto social que iniciou suas atividades em 2015 em Curitiba no Paraná (PR).

O projeto está no seu quinto ano de existência e oferece a crianças e adolescentes da rede pública de ensino a chance de treinar com professores  especializados e todos os equipamentos necessários para a prática do triathlon.

O esporte e educação andam juntos no projeto, que foi idealizado por Juraci Moreira, atleta olímpico e medalhista pan-americano. O esporte auxilia na disciplina, respeito e organização de todos os alunos independente do nível técnico.

“Podemos afirmar que nestes cinco anos de trabalho, o esporte e estudos estão alinhados. Muitos dos atletas antes de entrar no esporte sentiam algumas dificuldades, mas em uma união do Colégio da Polícia e outros colégios junto com pais, professores e técnicos fazemos um trabalho para visar a melhora tanto no esporte como nos estudos”, disse Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto.

Atividades sociais/educacionais

A Escolinha iniciou suas atividades em 2020 na última semana e começa o trabalho em conjunto com as aulas escolares já nesta segunda-feira (03).

A formação para a cidadania e orientação para a prática social estão ligadas ao desenvolvimento dessas crianças e adolescentes que tem entre 8 e 16 anos.

“É uma rotina de treinamento, aulas de reforço e estudos individuais. O esforço é para que tenhamos estudos de aprendizado com excelência, tudo isso na busca por reprovação zero”, completou Ricardo.

A Escolinha conta com, além da sede no Colégio da Polícia Militar do Paraná, outros três núcleos abertos em 2019 em parceria com a prefeitura de Curitiba: Boqueirão, CIC e Oswaldo Cruz, todos em Curitiba.

O projeto já revelou vários triatletas, todos com resultados importantes em competições nacionais e internacionais. O objetivo, além de descobrir novos talentos, é usar o esporte como ferramenta de formação e inclusão social.