Alunos da Escolinha de Triathlon conquistam dois bronzes para o Brasil no Sul-Americano

Com destaque para os estreantes, equipe ainda fechou a competição neste domingo (31) garantindo duas vagas no Panamericano de Triathlon de Monterrey

Gabrielle Leme e Cauã Diniz, da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, levaram o Brasil ao pódio no Sul-Americano de Triathlon de Montevidéu, Uruguai, encerrado neste domingo (31). Gabrielle fez uma prova de recuperação e foi a mais rápida na corrida para ficar com a medalha de bronze na categoria Júnior. Já para o estreante Cauã, o bronze teve gosto de ouro, com apenas 29 segundos de diferença para o campeão.

Os estreantes em competições internacionais, aliás, foram destaque da Escolinha no Uruguai. No sábado (30), Cauã Diniz e Henrique Mendes enfrentaram sol forte e uma disputa equilibrada na categoria Youth, na distância super sprint – 350 metros de natação, 10 km de bicicleta e 2,5 km de corrida. Os três primeiros colocados fecharam a prova na casa dos 32 minutos. O equatoriano Matias Sebastian Bravo Delgado foi o campeão com 32min32, seguido pelo chileno Andres Gras, com 32min30, e Cauã, que marcou 32min52. Henrique Mendes terminou em sexto, também ficou próximo dos líderes, com 33min33.

Entre as meninas, Amanda Moro foi a sexta colocada, com 38min02, a menos de 1 minuto do bronze da boliviana Gabriela Chaves Torrico, com 00:37min13. O ouro ficou com a equatoriana Josselin Michell Yuqui Peralta, com 35min44, e sua compatriota Maria De Los Angeles Bonilla Garcia levou a prata, com 00:36:54.

“Nossos três atletas na Youth representaram muito bem o Brasil e a Escolinha de Triathlon, mantendo-se no Top 10. Amanda Moro lutou o tempo inteiro entre as primeiras colocadas e ficou em sexto no geral. No masculino, Henrique Mendes fez uma corrida de recuperação e brigou até o fim pelo quinto lugar. E Cauã Diniz fez uma prova brilhante, liderando no ciclismo e fechando em terceiro”, analisou Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto.

Mais uma medalha na categoria Júnior

Neste domingo (31), a disputa foi na categoria Júnior, na distância sprint – 750 metros de natação, 20 km de bicicleta e 5 km de corrida. Entre as meninas, Gabrielle Lemes conquistou sua segunda medalha na competição, com 01h10min47.

“A Gabi não foi muito bem na natação. Pedalou forte, mas o pelotão da frente veio forte também. Ela deixou a transição da bike em nono lugar e fez uma excelente corrida, a mais rápida da prova, alcançando o terceiro lugar”, contou Ricardo. O pódio foi completado pro Giovana Lacerda, campeã com 01h08min22, e a chilena Josefina Pilar Flores Clemo, prata com 01h10min23.

No masculino, Pedro Boff terminou em sexto lugar, com 01h02min44. O pódio teve Miguel Hidalgo como campeão, com 01h00min34, o chileno Cristobal Baeza Muñoz em segundo, com 01h01min30 e o argentino Fidel Diaz Sebriano em terceiro, com 01h01min51.

Os estreantes da Escolinha voltaram a brilhar, com Matheus Martinhaki entre os primeiros a sair da água. Terminou sua primeira disputa internacional em 22º, com 01h04min45. “Ele fez uma excelente prova, está evoluindo muito e mostra que no futuro vai brigar por boas posições”, apontou Ricardo Júnior Cardoso.

Vaga no Panamericano de Triathlon

Com os resultados na competição deste fim de semana, Gabrielle Lemes e Pedro Boff ainda garantiram vaga no Panamericano de Triathlon. A competição será disputada em Monterrey, México, entre os dias 3 e 5 de maio.

“Contando com o nível da prova, a quantidade atletas e as possibilidades, todos foram muito bem. Tivemos uma boa equipe na competição deste final de semana, e todos mostraram uma grande evolução.”, finalizou o coordenador Ricardo Júnior Cardoso.

Formando Campeões

Atualmente, a Escolinha recebe 60 alunos da rede pública de ensino no Colégio da Polícia Militar do Paraná, visando inserí-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. Em quatro anos, o projeto ajudou a desenvolver as categorias de base do esporte no Paraná, e atuou como aliado na inclusão e educação dos jovens talentos.

Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon, do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Os patrocinadores são Eletrolux, Condor, Astra, Tradener, Castelo e Elejor.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões