Escolinha de Triathlon é ouro na Copa Brasil Triathlon em Salvador

Nicholas Gabriel Cabral de Meira foi o grande destaque da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, neste domingo (18), na etapa de abertura da Copa Brasil Triathlon. Medalha de ouro na categoria 16 a 19 anos, Nicholas enfrentou o calor de 39 graus em Salvador, numa disputa de nível internacional, já que a prova também foi válida como Copa Continental de Sprint Triathlon.

Foram 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida na orla da Praia de Piatã. Para os alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, referência nacional na formação e desenvolvimento das categorias de base do esporte, o objetivo era proporcionar a troca de experiências com alguns dos principais triatletas brasileiros e das Américas.

“O resultado foi muito importante para a equipe. Todos fizeram uma excelente prova, ainda mais levando em consideração o alto nível da disputa e o calor”, avaliou Ricardo Júnior Cardoso. Além de Nicholas, outros dois alunos participaram da prova: Nathan de Macedo Hulse e Rainer Simas Lopes, jovem amazonense transferido para Curitiba nesta temporada.

Seleção no pódio

Em Salvador, os alunos da Escolinha também competiram ao lado de atletas revelados no projeto, e hoje integrantes da Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento. A equipe, formada nesta temporada com dez jovens talentos visando as principais competições nacionais e internacionais, conquistou cinco medalhas.

Na categoria Júnior, Gabrielle Lemes e Alice Forti Tinelli formaram a dobradinha feminina da equipe, com ouro e prata respectivamente. O resultado valeu uma vaga para Gabrielle na seletiva da Confederação Americana de Triathlon em Salinas, no Equador, prova classificatória para os Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires. A expectativa é que Alice fique com a segunda vaga, a ser definida pela Confederação Brasileira de Triathlon. Ouro entre os rapazes na categoria Júnior, Pedro Henrique Boff também já garantiu sua vaga.

Na categoria 16 a 19 anos, Maria Fernanda Forti Tinelli foi a campeã, enquanto Renan Antônio Portela ficou com a prata na categoria 15 anos.

Atualmente, a Escolinha recebe 50 alunos da rede pública de ensino no Colégio da Polícia Militar do Paraná, visando inserí-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. As atividades respeitam a grade escolar e faixa etária de cada atleta mirim.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon e do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Tradener, Condor, Grupo Astra e Banco Safra.