A importância da educação física na formação dos novos talentos do triathlon brasileiro

A rotina dos professores Camila Silva de Castro e Ronaldo Mateus, educadores físicos que atuam na Escolinha de Triathlon Formando Campeões não é moleza. Ensinar cerca de 50 alunos a desenvolverem suas habilidades não em uma, mas em três modalidades esportivas diferentes exige muito estudo, jogo de cintura para lidar com o pique da garotada e um trabalho multidisciplinar integrado para garantir o bom desenvolvimento físico e mental dos jovens. Mas, tudo vale a pena quando o aluno está lá no pódio ou simplesmente no treino, na sede do Colégio da Polícia Militar do Paraná, comemorando suas marcas e novos aprendizados.

“Muitos desses atletas não dominavam as três modalidades que englobam o triathlon e vê-los progredindo nos enche de orgulho. Estamos no terceiro ano de projeto e a evolução deles está sendo extraordinária, temos campeões brasileiros e até campeão mundial e vice, além de vários atletas disputando competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Claro que isso é fruto de muita dedicação, muito treino e talento”, destaca Camila, que ministra aulas de natação para os jovens.

Para Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto, o trabalho dos educadores físicos, profissionais que comemoram seu dia neste 1º de setembro, é fundamental não apenas na busca por resultados expressivos, mas também na formação de caráter desses jovens cidadãos. “Os treinadores têm que ter a capacidade técnica de diferenciar as necessidades pessoais. Não basta apenas criar planilhas de treino sem verificar diariamente como está o estado físico e emocional do aluno. Existe uma grande responsabilidade no desenvolvimento infantil. Antes de vir o atleta, o talento, vem o indivíduo, que está crescendo, se conhecendo e precisa de orientação para seguir um caminho saudável e bem estruturado.”

Desde maio de 2015, o Colégio da Polícia Militar do Paraná é a base do projeto que já se tornou referência nacional no que diz respeito à formação e desenvolvimento das categorias de base do triathlon. As crianças contam com todos os equipamentos necessários para desenvolver às três modalidades e as atividades respeitam a grade escolar e faixa etária de cada atleta mirim. “O trabalho individualizado é tão importante quanto o coletivo, que ajuda na promoção de valores, como espírito de equipe e respeito ao próximo. Por isso, damos ênfase as capacidades coordenativas e a parte qualitativa de movimentos das três modalidades”, finaliza a professora Camila.

Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon e do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Condor e Grupo Astra.

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Contatos:
Flávio Perez
flavio@onboardsports.net
Tel: +5511999498035
www.onboardsports.com.br