A Escolinha de Triathlon Formando Campeões de Curitiba (PR) recebeu, nesta quarta e quinta-feira (15 e 16/07), a visita do gestor e padrinho três vezes olímpico Juraci Moreira. A programação reuniu os oito núcleos da capital paranaense em encontros realizados nas sedes do Boa Vista, Boqueirão e CIC, com grande participação de alunos, famílias e equipes técnicas. Para recebê-lo, a garotada preparou presentes, cartazes, homenagens e até máscaras com o rosto de Juraci, enquanto familiares e profissionais organizaram cuidadosamente os espaços, tornando cada momento ainda mais acolhedor.
Em cada sede, a programação começou com uma abertura conduzida pelo padrinho diante dos alunos, familiares e convidados. Juraci compartilhou experiências de sua trajetória no triathlon e falou sobre a importância do esporte na formação dos jovens, destacando também o trabalho desenvolvido diariamente pela Escolinha em Curitiba e em diferentes regiões do país.
Na sequência, os triatletinhas participaram das atividades práticas, incluindo uma apresentação especial no rolo livre ao lado de um dos principais nomes da história da modalidade no Brasil. Juraci nadou, pedalou e correu com a garotada, acompanhando de perto o desenvolvimento das turmas, reencontrando alunos que já conhecia e recebendo as crianças que chegaram mais recentemente ao projeto.
A agenda também marcou um novo momento para os núcleos curitibanos, com a chegada do Itaú como patrocinador da iniciativa. A instituição se soma à Volvo, parceira de longa data da Escolinha, fortalecendo a continuidade das atividades e ampliando o apoio ao trabalho realizado com crianças e adolescentes na capital paranaense.
No último encontro, realizado no Núcleo Boqueirão, a equipe técnica e as mães dos alunos se uniram para organizar uma “Festa Julina”, encerrando a sequência de visitas em clima de confraternização. Com brincadeiras, comidas típicas e muita convivência, o momento reuniu alunos, familiares e profissionais das diferentes turmas em uma celebração especial.
“Voltar a Curitiba, minha cidade natal e o lugar onde a Escolinha de Triathlon deu seus primeiros passos, é sempre muito especial. Fiquei muito feliz com o carinho das famílias, dos alunos e das equipes, que prepararam cartazes, presentes e cada espaço com tanto cuidado. Essa proximidade nos permite acompanhar o desenvolvimento da garotada em diferentes aspectos e reafirma a importância de estarmos presentes. Também é uma alegria receber o Itaú, um dos maiores bancos do país, que chega para sonhar conosco ao lado da Volvo, nossa parceira de tantos anos. Sou muito grato aos patrocinadores, às famílias e a todos os profissionais que tornam esse trabalho possível. Ver tudo isso acontecendo nos motiva ainda mais a seguir em frente”, destaca o padrinho três vezes olímpico Juraci Moreira.
A sequência de visitas fortaleceu a integração entre os núcleos de Curitiba e a proximidade do padrinho com os alunos e suas famílias. Por meio do nadar, pedalar e correr, a Escolinha de Triathlon segue utilizando o esporte como ferramenta de saúde, educação, convivência e formação de campeões na vida e no esporte.



Sobre a Escolinha de Triathlon Formando Campeões
“Formar campeões na vida e no esporte é a nossa missão”
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada em 2015 em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla mais de 2500 crianças e adolescentes em 43 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Pará, Pernambuco e Sergipe.
Nossa visão de curto e médio prazo é levar a Escolinha a todos os estados do País, com núcleos formados num modelo similar ao de “franquias”, para garantir o cumprimento da nossa proposta pedagógica, uso de identidade visual, qualidade do ensino e materiais oferecidos e, principalmente, ao cuidado com a gestão de compliance do projeto.
O Paraná conta com oito núcleos, seis deles em espaços da Prefeitura Municipal de Curitiba, nos bairros: Boqueirão, Centro, CIC, Cajuru, Boa Vista, Tatuquara, Bairro Novo e Santa Felicidade. Juntos, os oito núcleos atendem 480 alunos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões no Paraná tem execução do Instituto Escolinha de Triathlon, com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, e é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte. Os patrocinadores dos núcleos da prefeitura são Itaú e Volvo.