A semana da criança foi mais do que especial na Escolinha de Triathlon…
Com o “Setembro Amarelo” como pauta, Escolinha de Triathlon de Aracati (CE) faz atividade em conjunto pela preservação da vida
Nesta sexta-feira (27/09), os alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões de Aracati (CE) tiveram um tempo especial para tratar de um assunto muito importante, que é a preservação da vida e saúde mental. Amplamente divulgado neste mês, o “Setembro Amarelo” nos alerta para que possamos enxergar mais além sobre os sentimentos de quem está ao nosso redor e, claro, com os próprios também, pois podemos ser peças-chave para que possamos ajudar o próximo através de ações simples, assim como foi proposto em uma atividade em grupo entre os alunos.
No caso, todos tiveram a oportunidade de falar sobre alguns de seus medos, mas tendo o apoio de todos os outros amigos e colegas da Escolinha em um abraço coletivo. O ato é uma demonstração de empatia e de busca por soluções práticas para que se tenha uma boa qualidade de saúde mental, sabendo que não estão sozinhos. Lidar com medos como rejeição e perdas estão na prateleira de assuntos que podem prejudicar o desenvolvimento e até mesmo gerar problemas como a depressão. Por isso, a ação pôde alertar e oferecer carinho e palavras de conforto a todos os anseios que nossos triatletinhas poderiam ter. A partir da conscientização e da procura por ajuda com pessoas de confiança como família, amigos e professores, só fortalecem a luta a favor da vida e abrem espaço para que busquem tratamento em casos mais complexos.
“Este é um assunto que ganhou destaque nos últimos anos e é uma grande oportunidade para que se fale sobre temas difíceis, mas que acabam minimizando problemas maiores. Tratar da saúde mental é essencial para que se valorize a vida e as pessoas que fazem parte do dia a dia. É a partir desse alerta que descobrimos que temos muitas pessoas que estão lutando juntas por um mesmo objetivo. Isso reforça o compromisso com a vida e abre portas para que nossos alunos cresçam com mais empatia e carinho para quem está ao redor”, comenta o coordenador de núcleos da Escolinha de Triathlon do estado do Ceará, Sérgio Ricardo.
A Escolinha de Triathlon mantém seu compromisso em trabalhar o desenvolvimento completo de seus alunos, não somente ensinando sobre esporte e bem-estar do corpo, mas trabalhando a mente e assuntos que contribuem para uma vida mais pautada na empatia e na promoção de assuntos que os auxiliarão no futuro como cidadãos. É a partir do esporte e sua atuação como ferramenta educacional e social que podemos formar grandes campeões na vida e no esporte.
Sobre a Escolinha de Triathlon Formando Campeões
“Formar campeões na vida e no esporte é a nossa missão”
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada em 2015 em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 1940 crianças e adolescentes em 34 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Pará, Pernambuco e Sergipe.
Nossa visão de curto, médio prazo é levar a Escolinha a todos os estados do País, com núcleos formados num modelo similar ao de “franquias”, para garantir o cumprimento da nossa proposta pedagógica, uso de identidade visual, qualidade do ensino e materiais oferecidos e principalmente, ao cuidado com a gestão de compliance do projeto.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões em Aracati tem execução da Federação de Triathlon do Estado do Ceará e Instituto Escolinha de Triathlon com apoio da Prefeitura do Aracati e é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte e Governo Federal.