Alunos da Escolinha de Triathlon de Ceilândia (DF) se reúnem em um dia de plantio de árvores e diálogo sobre meio ambiente

Em meio aos problemas relacionados a onda de calor que recentemente atingiram grande parte do país, os alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões de Ceilândia (DF) se organizaram para uma ação mais do que especial envolvendo o assunto. Juntamente com a equipe técnica, nossos pequenos triatletas colocaram a mão na massa e plantaram árvores frutíferas no Centro Olímpico Parque da Vaquejada, que está localizado no QNP 21, Área Especial, s/n, Setor “P” Norte.

Entre as espécies plantadas há mangueiras, abacateiros, pitombeiras, amoreiras, laranjeiras, mexeriqueiras e pés de seriguela que, além de embelezar o ambiente, também poderão dar frutos com o passar do tempo. A ideia da ação está em criar nos alunos cada vez mais responsabilidade e consciência sobre os efeitos da ação humana na natureza e mostrar novos caminhos para que eles e as futuras gerações venham a ter um futuro com mais áreas arborizadas, para diminuir os efeitos do aquecimento do nosso planeta.

“Os alunos participaram ativamente e pudemos perceber o quanto eles já valorizam ações como esta. Eles plantaram todas as árvores com muito carinho e foi bem bacana o processo de buscar as mudas, mexer na terra e plantá-las. Houve também o espaço para um bate-papo sobre a importância da natureza, sobretudo neste momento de altos índices de calor. É interessante ver como eles já entendem a importância das árvores neste controle de temperatura. E, claro, no fim das contas, não é somente a ação de plantar as árvores, mas colocar a semente no coração de cada uma das nossas crianças e que, aos poucos, germine nelas o amor e a esperança por dias melhores”, comenta o professor Nildomar Valadares, do núcleo de Ceilândia da Escolinha de Triathlon.

O plantio de árvores e a roda de conversa realizada pela equipe da Escolinha de Ceilândia também estão ligados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A ideia da realização de tarefas como esta no dia a dia dos alunos é mostrar a importância de proteger o meio em que vivemos, além de colocarem em prática ações reais de proteção e fomento sobre a utilização racional dos recursos da natureza.

Formar campeões na vida e no esporte é um processo que ultrapassa as linhas de treinos e competições. A Escolinha de Triathlon segue com o propósito de utilizar o esporte como ferramenta básica no complemento às ações educacionais, gerando novas oportunidades e mostrando caminhos para que se possa construir um futuro mais justo, com adultos que tenham a consciência do que pode ser feito para que cada vez mais pessoas tenham a chance de lutar por mais saneamento, por educação de qualidade, reduzir as desigualdades e dar uma nova perspectiva de vida para as futuras gerações.

Sobre a Escolinha de Triathlon Formando Campeões
“Formar campeões na vida e no esporte é a nossa missão”

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada em 2015 em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 1300 crianças e adolescentes em 25 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Bahia, Ceará e Sergipe.

Nossa visão de curto, médio prazo é levar a Escolinha a todos os estados do País, com núcleos formados num modelo similar ao de “franquias”, para garantir o cumprimento da nossa proposta pedagógica, uso de identidade visual, qualidade do ensino e materiais oferecidos e principalmente, ao cuidado com a gestão de compliance do projeto.

O núcleo Ceilândia (DF) atende 60 alunos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões no Distrito Federal tem execução da Associação ESCO.T e é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte e Governo Federal. Os patrocinadores são Electrolux Group e Brasal, com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal.

Curta a Fã page da Escolinha de Triathlon – Formando Campeões no Facebook
Siga também a Escolinha de Triathlon – Formando Campeões no Instagram