Escolinha de Triathlon em Aquiraz investe nos treinos técnicos na volta às aulas

Treinamentos do início da temporada são adaptados para respeitar o desenvolvimento físico da garotada

Fevereiro é mês de volta às aulas na escola e ajustes na rotina do nada, pedala e corre. Na Escolinha de Triathlon Formando Campeões em Aquiraz, no Ceará, o início da temporada é dedicado a pequenos ajustes, tanto nos equipamentos como as bikes, como nas técnicas dos exercícios, para ajudar a criançada a retomar o ritmo de treinos.

O início da temporada requer atenção especial, para evitar o “overtraining” e possíveis lesões. Por isso, a retomada do ritmo normal de treinos é feita de forma lenta e gradual. Depois de um período de atividades leves, com brincadeiras como vôlei na piscina, pega-pega e mata soldado, feitas com o objetivo de fazer as crianças se movimentarem, a ordem agora e relembrar e reforçar o que já foi aprendido.

“Nosso desafio é focar mais nos aspectos técnicos das três modalidades, revisando tudo o que já foi ensinado, agora com mais propriedade no assunto por parte deles. Queremos inserir mais simulados de duathlon, aquathlon e triathlon nos treinos, colocá-los em teste mais vezes”, explica o professor Giovanni Morano, do núcleo Aquiraz da Escolinha de Triathlon.

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

As ações seguem o compromisso do projeto com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, na Agenda 2030. Entre esses objetivos, estão a proteção à vida marinha e à vida terrestre, assim como ações globais de combate à mudança climática.

Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica da Escolinha de Triathlon segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores. Também faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Aquiraz, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio da Prefeitura de Aquiraz. Os patrocinadores são Vestas, Electrolux e Cegás.

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões