Conquistas internacionais marcam temporada 2022 para jovens triatletas paranaenses

Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões consagrou campeão sul-americano júnior e conquistou medalhas em provas no continente americano

 

A melhor temporada da história. É asim que ficará marcado o ano de 2022 para os seis jovens talentos da Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões. O grupo de alto rendimento do Paraná consagrou Vinícius Sant’Ana campeão sul-americano júnior, ainda em maio. E conquistou mais quatro ouros, quatro pratas e seis bronzes em provas nacionais e continentais.

O objetivo da temporada era ajudar os atletas a subir no ranking mundial e deixá-los aptos a participar dos grandes eventos mundiais de forma competitiva. Para isso, o treinador olímpico Homero Cachel assumiu o comando da Seleção Escolinha. Homero é responsável pela formação de atletas que marcaram a história do esporte no Brasil, como Juraci Moreira, padrinho do projeto e hexacampeão brasileiro, com participação em três Olimpíadas.

Repetindo a parceria de sucesso com Juraci, Homero Cachel viu os primeiros resultados do seu trabalho. Em maio, Vinícius Sant’Ana tornou-se um dos atletas mais jovens a conquistar o ouro nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, em Rosário, na Argentina. E ainda garantiu a medalha de prata com a equipe brasileira de revezamento. Em junho, Gabrielle Lemes estreou no circuito da ITU, a Federação Internacional de Triathlon, com o 37º lugar na etapa de Huatulco da Copa do Mundo da modalidade. O resultado foi o suficiente para a atleta abrir a pontuação no ranking olímpico, dando a ela a chance de brigar por uma vaga nos Jogos de 2024.

“Os atletas enfrentaram uma série de desafios nesta temporada, entre provas classificatórias, competições sul-americanas e pan-americanas, campeonatos brasileiros. Para atingir as metas, o plano de treinamento foi intenso, ocupando sete dias por semana. Foi um ano de aprendizado e resiliência para toda a equipe”, aponta o coordenador Ricardo Júnior Cardoso.

 

A caminho da Seleção

A temporada 2022 também foi marcada pelo investimento na equipe de pré-alto rendimento, um grupo intermediário da Escolinha de Triathlon, formado por atletas com potencial para se juntarem à Seleção. Eles também contam com uma preparação específica, e, conforme o nível de desenvolvimento, podem se juntar ao grupo principal de alto rendimento. Sophia Gomes fez parte da equipe brasileira de revezamento que conquistou a prata nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, com Vinícius Sant’Ana. E Angelina Carvalho acumulou pódios nas principais competições nacionais.

Atletas como as duas estão na mira do projeto, para a temporada 2023. A meta é aumentar o apoio ao triathlon feminino, com mais garotas reforçando a Seleção Escolinha de Triathlon.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

A Seleção Escolinha de Triathlon selecionou os seis alunos dos núcleos de Curitiba com maior potencial para o alto rendimento: Gabrielle Lemes, Alice Tinelli, Amanda Moro, Gabriel Lechetta, Vinícius Avis Sant’Ana e João Vítor Mazorca. O foco do grupo é a preparação para as principais competições brasileiras e internacionais.

O projeto tem execução da Federação Paranaense, apoio da Prefeitura de Curitiba e da Componente. Os patrocinadores são Banco Safra, Instituto Joanir Zonta e Electrolux.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões