Crianças e professores da Escolinha Aeris de Triathlon compartilham experiência no Ironman em Fortaleza

Projeto social teve alunos de três núcleos cearenses na prova destinada aos pequenos e atuação dos professores como árbitros da competição nacional, no final de semana

 

Alunos e professores da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões puderam viver juntos um dia de Ironman em Fortaleza, no final de semana. Cerca de 30 crianças dos núcleos cearenses do projeto participaram do Ironkids, no sábado (5). Já os treinadores atuaram como árbitros, tanto na prova destinada às crianças como na competição principal, no domingo (6), com atletas de 22 países.

O Ironkids tem como objetivo incluir as crianças no evento para incentivar a prática de atividades físicas e promover valores próprios do esporte, como o respeito e a união. Em Fortaleza, cerca de 200 atletas mirins disputaram uma corrida na Av. Beira Mar, em distâncias que variavam de 200m, para crianças de 2 a cinco anos, até 600m, para crianças de 10 a 12 anos.

A Escolinha de Triathlon contou com cerca de 30 alunos dos núcleos de Aquiraz, Cascavel e Caucaia. A prova era participativa, mas a criançada mostrou talento e garra de gente grande, com vários triatletas mirins entre os primeiros colocados.

“As crianças foram bem demais. Me emocionei porque vi muitos pais de alunos na prova, torcendo, apoiando”, celebrou o professor Giovanni Morano, do núcleo Aquiraz da Escolinha de Triathlon.

Os alunos ainda puderam conhecer de perto alguns nomes de destaque do triathlon brasileiro, que marcaram presença na arena da competição no sábado. “A triatleta Elisa Machado conversou com as crianças, tirou fotos e achou o projeto muito bacana”, apontou o professor Edvando Pascoal, do núcleo Cascavel.

 

Experiência técnica a serviço do Ironman

Os treinadores do projeto tiveram uma emoção dupla no Ironman 70.3 em Fortaleza: a torcida pelos pupilos e a arbitragem da competição. Com vasta experiência técnica, Giovanni Morano, do núcleo Aquiraz, Isabelle Ribeiro, de Caucaia, e Rafael Costa, de Maracanaú, atuaram como árbitros tanto na prova infantil como na disputa principal, que valia vaga para o Mundial de Ironman 70.3 de 2023, na Finlândia.

“No sábado eu trabalhei no check-in da bike, e no domingo fiz a arbitragem, também na área das bikes. Foi tudo incrível, assistir a chegada das crianças, ver os competidores profissionais. A energia da torcida de Fortaleza é incomparável, e a vibração dos atletas também”, contou a professora Isabelle Ribeiro, da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões, em Caucaia. “Foi sensacional ver de perto tantas bicicletas tecnológicas. Tirei fotos e mandei para os alunos. É um sonho para eles um dia possuir e competir com uma dessas.”

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

As ações seguem o compromisso do projeto com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, na Agenda 2030. Entre esses objetivos, estão a proteção à vida marinha e à vida terrestre, assim como ações globais de combate à mudança climática.

Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica da Escolinha de Triathlon segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores. Também faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Caucaia os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contarão com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

A Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões tem execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio da prefeitura de Caucaia. A Aeris é a patrocinadora exclusiva do projeto.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões