Mobilização inédita de professores e alunos mostra força da Escolinha de Triathlon em Curitiba

Equipe técnica e atletas mais experientes do projeto se uniram para realizar provas de triathlon e aquathlon durante a Virada Esportiva, no último fim de semana

 

Uma grande força-tarefa da Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi montada para cumprir a missão da Secretaria de Esportes de Curitiba. Toda a equipe técnica dos sete núcleos paranaenses do projeto, junto com atletas dos times de alto rendimento e pré-alto rendimento, se reuniu para realizar competições de triathlon e aquathlon no último fim de semana. As provas integraram a Virada Esportiva.

O evento levou atividades e competições em dezenas de modalidades esportivas a vários pontos de Curitiba, entre o sábado e o domingo (dias 24 e 25). O objetivo era promover a prática de esportes na cidade. A prova de Triathlon foi realizada no Centro da Juventude Audi, no bairro Cajuru, enquanto o Clube da Gente Santa Felicidade sediou o Aquathlon. Os dois locais são núcleos da Escolinha de Triathlon.

Para a organização das competições, o projeto reuniu 15 professores na coordenação, montagem do trajeto e das baterias por faixas etárias e no auxílio às crianças nas piscinas. Cerca de 21 atletas da Seleção Escolinha de Triathlon e do grupo de pré-alto rendimento prestaram apoio aos competidores nas etapas de ciclismo e corrida. A Escolinha ainda teve participação maciça nas duas provas, com mais de 180 alunos.

“A Virada Esportiva tinha caráter participativo, mas a Prefeitura de Curitiba premiou de forma simbólica os três primeiros colocados em cada categoria das competições. E as crianças se empenharam muito, todas conseguiram terminar as provas, vivenciando a experiência de fazer um triathlon ou um aquathlon completo”, conta o coordenador do projeto, Ricardo Júnior Cardoso. “Foi muito importante para nós, porque pudemos mostrar o triathlon para toda a comunidade, que compareceu em peso para torcer pelas crianças, e incentivar a prática esportiva.”

 

Teste para o Brasileiro Infantil

A mobilização inédita da Escolinha de Triathlon Formando Campeões mostrou a força e a união de professores e alunos do projeto. Também foi um grande teste para o Campeonato Brasileiro de Triathlon Infantil, marcado para 20 de novembro em Caiobá, no litoral paranaense. A competição é responsável por apontar os futuros talentos do esporte, vindos das categorias de base, e é o principal objetivo do ano para o projeto. Termômetro do desenvolvimento da criançada ao longo do ano, é também uma confraternização, uma troca de experiências com jovens de outras regiões e muito crescimento.

“A Virada Esportiva nos ajudou preparar a equipe técnica para o Brasileiro Infantil, prevendo qual será o cenário que enfrentaremos na competição”, destaca o coordenador Ricardo Júnior Cardoso.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há sete anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

A unidade do Colégio da Polícia Militar do Paraná foi a primeira a ser criada, e é pioneira na formação de triatletas. Hoje, atende 60 alunos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da Federação Paranaense de Triathlon e apoio do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Astra, Rede Condor, Thales, Enaex Brasil, Veneza e Golfleet.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões