Transformação social é a grande conquista da Escolinha de Triathlon em Ceilândia

Projeto vai além do esporte, fortalecendo a disciplina e melhorando o desempenho escolar das crianças

 

Educar e formar cidadãos por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, em Ceilândia. O projeto vai muito além das técnicas do nada, pedala e corre. Exemplo disso são alunos como a pequena Maria Gabrielle Gomes Ribeiro, que levou a disciplina do triathlon para a sala de aula e hoje é um destaque do colégio onde estuda.

Maria Gabrielle, de 11 anos, está na Escolinha de Triathlon desde o início do projeto, em 2021. A indicação veio do colégio onde estuda, mas foi a mãe quem mais se empenhou para que ela seguisse praticando o esporte. Além de morar longe do Centro Olímpico e Paralímpico Parque da Vaquejada, local dos treinos, a aluna passava pela separação dos pais. O triathlon foi uma forma de lidar com o momento delicado, dando a ela a disciplina e a autoconfiança necessárias.

“Chamou muito a atenção o empenho da mãe para a Maria continuar na Escolinha, mesmo morando longe, e às voltas com trabalho, num momento em que ela estava estudando para se formar em Pedagogia. A mãe conseguiu até alguém para levar a Maria aos treinos”, conta o treinador Nildomar Valadares. “Esse é o diferencial do projeto, é uma esperação de que, por meio do esporte, a criança ganhe habilidades que vai levar pra vida e mudar a sua realidade e a da família. E a Maria é uma menina extraordinária, muito doce, faz muito bem a natação, ciclismo e corrida. Diz que vai ser triatleta profissional.”

Rosângela Gomes, mãe da aluna, confirma o quanto Maria evoluiu desde que começou a praticar o triathlon. “Ela melhorou em todos os aspectos, no comportamento, na disciplina. Por toda a disciplina que ganhou, é uma das melhores alunas da sua turma na escola, hoje”, aponta. “O maior sonho dela é ser uma grande atleta.”

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

Promover uma educação de qualidade por meio do esporte é uma das grandes missões da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Também é um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Ceilândia, as aulas de triathlon englobam as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida). Divididas em turmas de 15 alunos de acordo com a faixa etária, as crianças treinam às segundas, terças, quintas e sextas-feiras pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da Esco.t Escolinha de Talentos e apoio da Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal. A Electrolux e a Brasal são as patrocinadoras do projeto.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões