Força do esporte em Jundiaí inspira crianças da Escolinha de Triathlon

Alunos do projeto, que chegou à cidade em maio, evoluem rápido na modalidade e mostram comprometimento com a prática esportiva

 

As férias escolares de julho terão muita atividade para as crianças da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, em Jundiaí. Comprometidos com a evolução na modalidade, os alunos seguem treinando em ritmo forte. Tanta dedicação é reflexo do incentivo dado ao esporte na cidade desde cedo, nas escolas, até as equipes adultas profissionais.

Os triatletas mirins de Jundiaí treinam no Complexo Educacional, Cultural E Esportivo Dr. Nicolino de Luca, conhecido como Bolão. o local tem infraestrutura completa para a prática esportiva, com pista de atletismo, piscina, quadras poliesportivas, vestiários e até playground. E abriga aulas e competições de diversas outras modalidades além do triathlon, como handebol e corrida. Todos os dias, cerca de 4 mil pessoas frequentam o espaço.

“Jundiaí tem um núcleo esportivo muito grande. Quando nossos alunos treinam, eles veem os atletas da cidade treinando. O Time Jundiaí tem equipes de rendimento em todas as modalidades, disputando competições. Isso é um incentivo para as crianças levarem o esporte a sério e se dedicar. Elas veem as pessoas se exercitando nas ruas, os pais muitas vezes também são praticantes”, explica a professora Michele Cezar, do núcleo Jundiaí da Escolinha de Triathlon Formando Campeões.

O incentivo à atividade física em Jundiaí começa com as escolinhas de esporte, ações e festivais nas escolas municipais. Dali saem os talentos que ingressarão nos times de rendimento das várias modalidades presentes na cidade, disputando competições estaduais e nacionais. Outras ações contemplam também pessoas a partir dos 60 anos e o esporte adaptado. Um exemplo é o jundiaiense Thomaz Ruan, que treina corrida no parque da cidade e foi medalha de prata nos 400m da classe T47 dos Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2021.

“Exemplos assim fazem até com que os alunos vejam que eles também podem ser atletas profissionais no futuro, se quiserem”, reforça a professora Michele Cezar, da Escolinha de Triathlon Formando Campeões em Jundiaí.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Jundiaí. Os patrocinadores são Astra, Japi, Castelo Alimentos e Cereser.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões