Hidratação no inverno e água potável entram no foco da Escolinha de Triathlon em Campinas

Projeto ensina criançada a se manter hidratada durante os treinos, e conscientiza sobre o uso da água potável

 

A água é o foco da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, em Campinas, durante este mês. Pensando na importância de ingerir líquidos nesses dias mais frios, a criançada terá aulas especiais com dicas de alimentação e hidradtação durante os treinos. De quebra, aprenderá mais sobre saneamento básico e a importância da água potável.

Uma boa hidratação evita que o coração faça um esforço excessivo durante o exercício para bombear o sangue para o corpo, o que poderia levar afadiga muscular, câimbras, esgotamento e até a perda de sentidos. Na Escolinha de Triathlon, a criançada aprende não só sobre como se manter hidratado, mas trabalha a técnica para tirar a guarrafinha do suporte da bike e beber durante o pedal.

“Parece uma coisa boba, mas esse movimento de pegar a garrafinha do suporte para beber durante o ciclismo pode causar algum acidente até entre os atletas adultos, além de atrapalhar o treino ou a prova”, destacou o professor Luiz Henrique Vidal.

A conscientização sobre o uso da água, não só nos treinos mas no dia a dia, também está no planejamento das aulas e vai de encontro ao sexto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que busca “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.” No total, 17 ODS integram a Agenda 2030 da ONU, voltada para a redução das desigualdades no mundo.

“As crianças devem entender que, se elas abrem o chuveiro para tomar banho e sai água limpa, isso é um privilégio, porque muitos lugares sofrem com a falta de saneamento. Queremos que elas cresçam mais conscientes”, completou o professor Luiz Henrique Vidal, da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, em Campinas.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Campinas, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Campinas. Os patrocinadores são ABL Antibióticos do Brasil, DHL, Stoller e Matera.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões