Escolinha de Triathlon dá nova perspectiva a crianças e adolescentes de Maracanaú

Mais novo núcleo do projeto chegou à cidade cearense em novembro de 2021, levando a modalidade olímpica a alunos da rede pública de ensino

 

Quem anda pelo bairro Novo Oriente, em Maracanaú, já percebe mudanças no cenário. Os espaços usados como campo de futebol improvisado agora servem de pista para os treinos de bicicleta e corrida dos alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. O projeto chegou à cidade cearense em novembro de 2021 e mudou a perspectiva de vida de crianças e adolescentes da rede pública de ensino.

O mais novo núcleo da Escolinha de Triathlon tem sede no Instituto Lucimário Caitano, onde os alunos fazem todos os exercícios funcionais, treinos de bicicleta e corrida. O projeto também formou uma parceria com o Centro Pedagógico Cecília Meireles, que cedeu a sua piscina para as aulas de natação.

“Nosso maior desafio no início do projeto foi apresentar o triathlon para as crianças e adolescentes de Maracanaú. Aqui a cultura da bola é muito forte. Por isso, buscamos fomentar a experiência numa modalidade olímpica”, explica o professor Rafael Costa Feitosa, do novo núcleo da Escolinha.

A chegada do projeto também ajudou a combater os efeitos de dois anos de sedentarismo das crianças, consequência da pandemia de Covid-19. “Nossos alunos foram muito afetados no aspecto motor, uma vez que ficaram quase dois anos sem experimentar qualquer atividade física direcionada. E o sedentarismo tem efeitos não só sobre a saúde física, mas também sobre a saúde mental”, destaca Rafael Costa Feitosa, técnico e arbitro de Triatlhon nível I, com pós-graduação em Saúde Mental Coletiva. “A Escolinha de Triatlhon traz o resgate de vidas por meio da prática esportiva, dá a oportunidade dos alunos vivenciarem o esporte em vários aspectos. O Seu formato faz com que eles se reconheçam como participantes de todo o processo.”

As aulas, realizadas quatro vezes por semana no contraturno escolar, combinam muita conversa, introdução às técnicas das três modalidades e brincadeiras, para adaptar o triathlon à realidade das crianças de Maracanaú. Os novos triatletas mirinis também recebem todo o material de treino, como óculos e touca de natação e bicicletas. E aprendem valores como disciplina, respeito e o gosto pela prática de atividade física.

 

Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Maracanaú, os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contam com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará, apoio do Instituto Lucimário Caitano e do Centro Pedagógico Cecília Meireles. O projeto tem patrocínio de Vestas, Gerdau, Instituto Aço Cearense, Cerbras e iByte.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões