Instituto quer transformar Escolinha de Triathlon em franquia social

Entidade pretende usar técnicas e ferramentas do sistema de franchising para replicar modelo de sucesso na formação de crianças por meio do esporte

 

Como multiplicar ações que trazem impacto positivo para a sociedade, mesmo quando não existem recursos suficientes? O Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões encontrou a resposta no franchising. Usando técnicas e ferramentas do sistema presente em marcas comerciais, quer transformar em franquia social o modelo da Escolinha de Triathlon. O projeto é hoje referência na formação e inclusão por meio do esporte.

Assim como na franquia comercial, o idealizador do projeto social, franqueador do modelo, transfere seu conhecimento, metodologia e técnicas e apoia os franqueados. Será esse o papel do Instituto, na criação de novos núcleos da Escolinha de Triathlon. A entidade é responsável por supervisionar a aplicação do modelo de ensino chancelado pela Confederação Brasileira de Triathlon. Também centraliza a capacitação dos profissionais de educação física, e ajuda a direcionar recursos como bicicletas e outros equipamentos de uso compartilhado.

“Eu enxergo o modelo da Escolinha de Triathlon como uma franquia social. Sempre busco transmitir a experiência adquirida nesses seis anos de trabalho para os novos núcleos. Em cada cidade, procuro manter a mesma qualidade tanto nos uniformes e equipamentos de treino como na metodologia de ensino. Com o Instituto, vamos dar um novo passo e fortalecer o projeto como uma franquia social de fato”, explica Juraci Moreira, gestor do projeto e presidente fundador do Instituto.

A franquia social utiliza a Lei das Franquias (Lei 8.955/94) para atribuir direitos e deveres ao franqueador e ao franqueado. O lucro é substituído pela socialização de resultados.

Democratização do acesso ao triathlon

A grande missão do Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões é ampliar o alcance da Escolinha, com núcleos em todas as capitais brasileiras. Com isso, quer democratizar o acesso a um esporte olímpico ainda caro para um grande público.

Para reverter esse quadro, os alunos de cada núcleo da Escolinha de Triathlon recebem uniformes completos e equipamentos de uso compartilhado, como bicicletas, capacetes e ciclosimuladores. Também contam com uma equipe especializada composta por coordenador, professor e monitor em todas as aulas. Ao final dos treinos, todos recebem lanches para complementar a alimentação. O foco do projeto é usar o triathlon como ferramenta tanto de desenvolvimento físico como social, promovendo a educação e a inclusão.

 

O Instituto

Criado em 2021, surgiu como plataforma de apoio à Escolinha de Triathlon Formando Campeões. O projeto é chancelado pela Confederação Brasileira de Triathlon, entidade máxima do esporte no Brasil, como modelo de FOMENTO, e atende hoje 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados pelo Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal e Ceará. O objetivo do Instituto é unificar e expandir ações dos núcleos em todo o Brasil. A entidade ainda vai apoiar outros projetos sociais focados na formação de jovens por meio do esporte.

Comprometido com a Agenda 2030 da ONU, o Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões também se alinha ao ESG, do inglês Environmental, social and corporate governance, traduzida em português como Governança ambiental, social e corporativa. Trata-se de critérios para mediar ações nos âmbitos ambiental, social e a governança dentro das empresas. Eles englobam as áreas de pobreza, nutrição, saúde, educação, água e saneamento e igualdade de gênero.

 

Saiba mais no site escolinhadetriathlon.com/instituto