Escolinha de Triathlon em Caucaia atua na reeducação alimentar de crianças e adolescentes

Projeto social voltado para a educação por meio do esporte conscientiza alunos sobre hábitos de vida mais saudáveis

 

Ajudar a criançada a conquistar hábitos de vida saudáveis, aliando esporte e uma alimentação balanceada, é um dos objetivos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Em Caucaia, os alunos passam por avaliações físicas periódicas e contam com o apoio psicológico das professoras. Os pais também recebem orientações sobre as necessidades alimentares dos jovens triatletas.

A obesidade é hoje duas vezes mais comum entre adolescentes do que era há 30 anos. Uma das principais causas é o sedentarismo, agravado pela pandemia de Coronavírus. O jovem Antônio Derlani Vasconcelos Tavares Filho, de 16 anos, fazia parte dessa estatística. Chegou à Escolinha de Triathlon em Caucaia no início deste ano, após um longo período sem praticar atividades físicas, com baixa resistência, o que afetou até a sua autoestima. Mas hoje é um exemplo de como o esporte pode transformar o corpo e a mente.

“No começo, o Derlani reclamava muito de dores nos ombros e nos joelhos. Sentia tonturas e ânsia de vômito. Orientamos ele e seus pais a buscar um nutricionista para fazer a sua reeducação alimentar de forma correta e segura, associada aos treinos”, explica a professora Leidy Serafim. “Daí em diante fizemos um trabalho não apenas físico, com exercícios específicos, mas também psicológico, incentivando-o com palavras de força, para que não desistisse. Porque naquele momento sua mente era seu maior adversário.”

Durante o período mais crítico da pandemia, as aulas em Caucaia foram temporariamente suspensas. Mas o trabalho seguiu de maneira remota, com os alunos treinando em casa. E Derlani contou com o acompanhamento diário das professoras, via whatsapp. O trabalho deu tão certo que Derlani manteve a rotina de atividades e de alimentação. E, no retorno às aulas presenciais, surpreendeu toda a equipe com sua evolução física.

“Derlani retornou com muitos quilos a menos, era notório o quanto ele tinha emagrecido. Isso nos deixou muito felizes, pois percebemos que ele não havia desistido em momento algum”, destaca Leidy Serafim, orgulhosa. “Desde que iniciou no triathlon, ele perdeu 10 quilos e está com um porte atlético, muito bem condicionado. É um aluno muito dedicado, disciplinado, com uma ótima energia.”

 

Próximo desafio

Com as limitações físicas do sobrepeso superadas, Derlani tem um outro desafio a enfrentar. O jovem triatleta nada bem em piscina, e ainda pratica surf, mas tem uma insegurança comum a muitos iniciantes: o nado em águas abertas. “Me sinto bastante desafiado no mar. Mas minhas treinadoras vêm me apoiando muito, com um treinamento específico, e aos poucos estou conseguindo superar”, conta Derlani Tavares.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Caucaia os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contarão com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

A Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará. A Aeris é a patrocinadora exclusiva do projeto.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões