Evolução Na Escolinha De Triathlon

Alunos da Escolinha de Triathlon em Curitiba mostram evolução nas aulas presenciais

Rápida readaptação das crianças, com desempenho acima da média, é reflexo do trabalho feito ao longo de 15 meses de treinos virtuais

 

A criançada da Escolinha de Triathlon Formando Campeões se readaptou rápido às aulas presenciais, em Curitiba. Desde o início de agosto, todos os núcleos voltaram à rotina normal, seguindo os protocolos de segurança estabelecidos pela prefeitura. E os alunos já mostram uma boa evolução física.

O período é de transição, com treinos seguindo uma progressão mais lenta, para as crianças retomarem o ritmo. Todo o trabalho feito pelos professores durante os 15 meses de aulas virtuais, no período mais crítico da pandemia, também se traduz numa experiência agora aproveitada para driblar os desafios do momento, como as piscinas fechadas.

“Seguimos o que fizemos nas aulas virtuais e procuramos inovar nos exercícios, simulando ao máximo os gestos praticados nos três esportes. Na natação, por exemplo, usamos câmaras de ar de bicicleta para simular a resistência da água, ao fazer os movimentos de braçada do nado craw”, explica o professor Leonardo Lisboa, do núcleo CIC.

Os resultados já começam a aparecer. Um bom exemplo é Marlon Ramos Castro, aluno do núcleo CIC. Um dos mais aplicados nas aulas online, Marlon mostrou a mesma dedicação na volta aos treinos presenciais e evoluiu rápido. Tanto que se destacou no teste para integrar a turma de pré-alto rendimento, voltada para aqueles com maior potencial para o triathlon.

“O Marlon sempre gostou muito de esportes. Já fez natação, mas preferiu mesmo o triathlon. É bem organizado, disciplinado, e diz que será triatleta profissional”, conta a mãe, Lucimara Aparecida Ramos, orgulhosa. “Ele não vê a hora de participar de uma competição.”

 

Aprendendo a competir

A expectativa, para este ano, é levar os alunos mais novos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões ao Campeonato Brasileiro Infantil, em novembro. Para vários deles, será a estreia em eventos oficiais.

“Queremos levar pelo menos 50% deles para a competição”, explica o professor Leonardo Lisboa. A experiência em competições faz parte do programa de treinos, de maneira mais lúdica e educativa. O objetivo é promover maior sociabilização entre os alunos e ensiná-los a lidar com diversas situações próprias de uma prova. Além disso, ajuda a estimular a dedicação, a criatividade, a concentração e o trabalho em equipe.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Aquiraz, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio da Prefeitura de Aquiraz. Os patrocinadores são SulAmérica e Electrolux.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões