Escolinha de Triathlon chega ao sexto ano unindo esporte e responsabilidade social

Projeto inovou com aulas virtuais, e agora planeja ações mais abrangentes para o desenvolvimento de crianças e adolescentes

 

Nada, pedala, corre e educa para a vida. A Escolinha de Triathlon Formando Campeões chega ao sexto ano em Curitiba, unindo esporte e responsabilidade social. Em ambiente virtual desde o início da pandemia de coronavírus, o projeto garantiu o mesmo nível de desempenho das aulas presenciais para os alunos. Também ampliou sua presença na capital paranaense, com sete núcleos. E inicia uma nova fase planejando uma série de ações alinhadas com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, para transformar a realidade dos jovens por meio do triathlon.

As novidades implantadas com os treinos virtuais, entre aulas gravadas para o Youtube e encontros ao vivo via internet, foram o destaque da última temporada. A metodologia é a mesma usada nas aulas presenciais, mas com outros que garantiram a adesão maciça dos alunos no ambiente virtual: o diálogo constante entre professores e alunos, exercícios mais criativos e dinâmicos, com música, e um clima de muita descontração.

O resultado do trabalho foi um desempenho excelente no último desafio do período agora em julho. O desafio foi um duathlon, combinação de corrida e ciclismo que poderia ser feita por cada aluno em casa, supervisionado pelos pais, ou junto aos professores. No final, todos receberam o certificado Sou Triatleta.

“Considerando que a grande maioria estava treinando apenas dentro de casa, os resultados dos alunos foram ótimos. A evolução dos alunos desde o início das nossas aulas online é visível, tanto no processo de coordenação motora quanto cognitivo”, destaca Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto. “No decorrer dos encontros virtuais é possível observar essas mudanças nos alunos.”

Para a professora Jéssica Rodrigues, do núcleo Oswaldo Cruz, o grande desafio foi manter as crianças interessadas nas aulas e em atividade. “O que mais manteve esse interesse foi o diálogo dos professores com os alunos. Não só sobre os treinos, mas sobre o dia a dia das crianças, a rotina e o bem estar delas, trazendo essa abertura maior”, explica Jéssica. “E para nós, professores, também foi uma chance de nos reinventar, criando exercícios diferentes, brincadeiras, atividades que vamos levar para os treinos presenciais.”

Escolinha alinhada com a Agenda 2030 da ONU

Assegurar às crianças e adolescentes uma educação de qualidade por meio do esporte, é uma das metas da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. O projeto está comprometido com os objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU.

“Podemos afirmar que nestes cinco anos de trabalho, o esporte e estudos estão alinhados. Unimos forças com os professores nas escolas e com os pais dos alunos, e temos feito um trabalho visando tanto a melhora tanto no esporte como nos estudos, em busca do índice zero de reprovação”, disse Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto.

Para este sexto ano, diversas ações serão implementadas para cumprir todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, entre eles a erradicação da pobreza, conquista da saúde e bem-estar, educação de qualidade para todos e igualdade de gêneros. A Escolinha já atinge alguns desses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

A unidade do Colégio da Polícia Militar do Paraná foi a primeira a ser criada, e é pioneira na formação de triatletas. Hoje, atende mais de 80 alunos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense de Triathlon e apoio do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são SulAmérica, Electrolux e Rede Condor.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões