A semana da criança foi mais do que especial na Escolinha de Triathlon…
Escolinha de Triathlon mira em distúrbios de aprendizagem das crianças
Projeto social em Caucaia promoverá palestras com psicólogos, reforçando o trabalho já feito em prol da educação e da inclusão por meio do esporte
Em meio à rotina intensa do “nada, pedala e corre”, os triatletas mirins da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões recebem atenção especial nos estudos. O projeto social em Caucaia se preocupa com os distúrbios de aprendizado das crianças e adolescentes. Para apoiá-los, os professores atuam orientando os pais nos cuidados com as crianças. Além disso, está em desenvolvimento um ciclo de palestras com psicólogos especializados.
Estima-se que pelo menos 10% da população mundial tem algum distúrbio de aprendizagem, como dislexia, discalculia, autismo ou déficit de atenção. O esporte é uma ferramenta de apoio no combate a esses distúrbios. Atividades físicas melhoram o desempenho da memória e a capacidade intelectual, diminuem a ansiedade e produzem serotonina, neurotransmissor responsável por combater a depressão. Na Escolinha de Triathlon em Caucaia, o papel do esporte vai mais além.
“Temos alguns alunos com déficit de atenção, hiperatividade e outros transtornos que ainda não foram definidos porque os pais não fizeram acompanhamento com especialistas”, aponta a professora Leidy Serafim. “É um assunto ainda muito estigmatizado. Os pais não acreditam que os filhos precisam de um tratamento.”
De olho nas necessidades dos pequenos triatletas, a professora mantém um contato próximo com seus familiares, e os orienta para que busquem o diagnóstico de um psicólogo. “É importante conscientizar as famílias sobre a necessidade de um acompanhamento psicológico para crianças com algum distúrbio de aprendizagem”, alerta Leidy Serafim.
Ciclo de palestras com psicólogos
Para reforçar o trabalho em prol da educação, o projeto planeja ainda uma série de palestras com psicólogos em todos os núcleos pelo Brasil. A primeira já foi realizada em Curitiba, no Paraná, no final de maio. Professores e pais puderam discutir com uma profissional sobre a saúde mental das crianças e adolescentes do projeto, e receberam orientações especiais para o período de isolamento social provocado pela pandemia.
Metas da Agenda 2030 na Escolinha
Promover uma educação de qualidade por meio do esporte é uma das grandes missões da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Também é um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
Em Caucaia os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contarão com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.
A Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará. A Aeris é a patrocinadora exclusiva do projeto.
Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões