A semana da criança foi mais do que especial na Escolinha de Triathlon…
Escolinha de Triathlon em Itu foca na formação social das crianças
Além das técnicas do esporte, professores transmitem aos alunos noções de alimentação e saúde, respeito, disciplina e trabalho em equipe
Para os triatletas mirins de Itu, a rotina de treinos vai muito além do nada, pedala e corre. Na Escolinha de Triathlon Formando Campeões, as aulas incorporaram também a conscientização sobre os cuidados com a saúde, ainda mais importantes durante a pandemia. E abordam valores importantes como respeito, disciplina, trabalho em equipe e solidariedade. O objetivo do projeto é educar a garotada para a vida.
Pilar do projeto, com cinco anos de experiência no desenvolvimento das categorias de base, a educação está presente na orientação pedagógica dos professores. Questões como organização das tarefas e dos materiais de treino, boa alimentação e hábitos saudáveis caminham juntas com os exercícios de coordenação motora e técnicas do triathlon. Sempre respeitando a faixa etária e nível de desenvolvimento das crianças.
“Antes da aula, sempre sento para conversar um pouco com as crianças, e falo muito sobre a importância deles cooperarem uns com os outros, de estarem sempre juntos, se ajudando. E busco conscientizar para os cuidados com a saúde e a alimentação, pego no pé deles quanto à organização dos materiais deles durante as aulas”, explica o professor Thiago Mantovani. “Para a idade deles, o triathlon é secundário. Claro que o esporte caminha junto com a educação, mas primeiro formamos cidadãos, para depois formarmos atletas.”
O envolvimento dos pais também é fundamental para a formação da garotada. “Também converso com os pais para que eles participem das atividades das crianças e as ajudem a se organizar, porque algumas são ainda novinhas, e, com essa ajuda, vão ganhando mais responsabilidade conforme crescem”.
Metas da Agenda 2030 na Escolinha
Assegurar às crianças e adolescentes uma educação de qualidade por meio do esporte, é uma das metas da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. O projeto está comprometido com os objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU.
A Agenda 2030 tem 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, entre eles a erradicação da pobreza, conquista da saúde e bem-estar, educação de qualidade para todos e igualdade de gêneros. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
Em Itu, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Itu. Os patrocinadores são Astra, Japi, Castelo Alimentos, Matera e DPaschoal.
Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões