A semana da criança foi mais do que especial na Escolinha de Triathlon…
Intercâmbio entre jovens talentos do Paraná e Santa Catarina fortalece triahtlon no Sul do País
Duas das maiores forças do triathlon infantil no País reuniram-se mais uma vez, na última semana. Os alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, do Paraná, foram a São José para um intercâmbio com a garotada da Associação Desportiva de Santa Catarina. Foram três dias de palestras, oficinas e aulas práticas. O evento contou com a participação da triatleta de nível internacional Djenyfer Arnold.
As duas escolinhas estiveram juntas pela primeira vez em julho, num training camp inédito em Curitiba. Com o sucesso do evento, as equipes promoveram um novo período de imersão, desta vez na sede da ADTRISC. O objetivo era trocar experiências e conhecimentos, ajudando a fortalecer as categorias de base do esporte, sobretudo no sul do País, onde o triathlon ganha fôlego.
Técnica em triathlon e desenvolvimento pessoal
“Programamos uma série de atividades visando não só o treinamento em triathlon, mas também o desenvolvimento pessoal dos atletas”, explica Elinai Santos, coordenadora da Escolinha da ADTRISC.
Um grupo de 22 alunos, das duas escolinhas, participaram do training camp, entre os dias 12 e 14. As atividades incluíram treinos técnicos, palestras sobre fortalecimento muscular e primeiros socorros no triathlon, treinos práticos de corrida e natação em águas abertas e até uma sessão de psicologia positiva, com técnicas de respiração, meditação e ginástica natural.
“Trabalhamos com forças de caráter, virtudes e qualidades humanas. Tivemos atividades de gratidão e de otimismo, já pensando na próxima temporada”, destaca Elinai.
Natação em águas abertas com atleta internacional
O training camp terminou no sábado (14) pela manhã, com uma oficina prática de natação em águas abertas, com Djenyfer Arnold. Atleta do Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, a ex-maratonista ingressou na carreira de triatleta na Escolinha da ADTRISC. Em três anos, a catarinense acumulou o vice-campeonato da America Cup, o quarto lugar geral no Campeonato Sul-Americano em Montevidéu. Além disso, encerrou esta temporada, com o título de campeão brasileira deste ano nas quatro modalidades que disputa: triathlon sprint, aquathlon, duathlon e triathlon standard.
“A Djenyfer tem uma história muito próxima com a nossa escolinha. Ela costuma dizer que foram os nossos alunos que a ensinaram a pedalar”, conta Elinai. “Neste sábado, ela falou da sua experiência na maratona aquática, modalidade em que é campeã sul-americana, explicando a importância de treinar a passagem pela boia, por exemplo. Também contou sobre sua carreira no triathlon.”
Troca de experiências entre os professores
Para Elinai, o ponto forte de eventos como os realizados entre as duas equipes é a troca de experiências.
“Nós temos metodologias muito próximas. Nossa escolinha é mais antiga, existe desde 2002. Por outro lado, trabalhamos com um número menor de crianças e adolescentes, são 55 ao longo do ano. A do projeto paranaense é mais nova, mas vem crescendo muito”, aponta Elinai Santos. A Escolinha de Triathlon Formando Campeões abriu três novos núcleos neste ano, ampliando o atendimento para 200 jovens atletas.
“Eu aprendi muito quando estive na sede do projeto no Colégio da Polícia Militar do Paraná, em julho. E a Jessica Rodrigues, a professora que trouxe os alunos de lá, pôde aprender um pouquinho, também. Saímos todos muito motivados.”
Responsável pelos alunos do Paraná no training camp em Santa Catarina, Jessica Rodrigues aprovou a integração entre as duas equipes. Professora do núcleo Oswaldo Cruz da Escolinha de Triathlon, Jessica também viveu intensamente a troca de experiências com outros treinadores.
“Me surpreendi positivamente com nossos alunos, todos comprometidos em realizar as atividades propostas da melhor maneira possível. Foram dias em que, além de aprendermos sobre o esporte, também aprendemos a lidar com as diferenças e particularidades de cada um. Isso porque todos passaram a maior parte do tempo juntos, algo que não acontece na rotina de treinos diária”, destaca Jessica. “E aprender um pouco mais com os métodos e experiências dos treinadores de Santa Catarina foi sensacional.”