A semana da criança foi mais do que especial na Escolinha de Triathlon…
Training camp inédito mostra a força da Escolinha de Triathlon Formando Campeões
Projeto paranaense terá semana de férias agitada em intercâmbio com jovens atletas de Santa Catarina
Um training camp inédito no Brasil trará muita ação para as férias escolares dos alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. O projeto paranaense programou uma semana repleta de atividades a partir desta segunda-feira (15), num intercâmbio com a escolinha de Santa Catarina. A programação inclui palestra sobre nutrição, oficina de manutenção de bike e treinos específicos de corrida.
O training camp será realizado no Colégio da Polícia Militar, para 50 alunos das duas escolinhas. Uma equipe de oito professores foi montada para atender à garotada – dois da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, quatro dos novos núcleos e dois de Santa Catarina. A Federação Paranaense de Triathlon está na organização do evento.
“A ideia training camp aqui em Curitiba é criar um intercâmbio entre atletas de Estados diferentes e proporcionar com seus técnicos uma parceria, amizade, soluções e ideias de treinamento e motivação a todos”, explica Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto paranaense.
Coordenadora da escolinha de triathlon da Associação Desportiva de Triathlon de Santa Catarina (ADTRISC), Elinai Freitas está em Curitiba acompanhando o camp. O projeto catarinense, criado em 2002, é um dos mais antigos do País e reúne 40 crianças na fase de iniciação e outras 15 na fase de treinamento.
“A ideia do training camp surgiu no Mundial Escolar de Triathlon da França, onde o Ricardo e eu estivemos presentes como técnicos. O objetivo é estreitar relações e trocar experiências. Queremos aproveitar esse momento de férias da garotada”, conta Elinai.
Os alunos foram divididos em três grupos, de acordo com suas faixas etárias. Eles passarão por uma série de atividades envolvendo técnica e transição entre natação, corrida e triathlon. Para fechar o training camp, na quinta-feira (18), os alunos das duas escolinhas farão um simulado de triathlon, sob a supervisão dos técnicos.
O evento mostra a força do projeto paranaense, referência na formação das categorias de base do esporte, em seus quatro anos de atividades. “Fiquei impressionada com a estrutura aqui em Curitiba, com piscina, pista de bike, tudo no mesmo ambiente. Quero que tenhamos uma relação mais próxima, e que possamos aprender, nos ajudar, ver o que podemos implantar também em Santa Catarina”, completa Elinai.
Formando Campeões
Atualmente, a Escolinha recebe 60 alunos da rede pública de ensino no Colégio da Polícia Militar do Paraná, visando inserí-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. Em quatro anos, o projeto ajudou a desenvolver as categorias de base do esporte no Paraná, e atuou como aliado na inclusão e educação dos jovens talentos.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon, do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Os patrocinadores são Eletrolux, Condor, Astra, Tradener, Castelo e Elejor.