A semana da criança foi mais do que especial na Escolinha de Triathlon…
Escolinha de Triathlon Formando Campeões brilha no Brasileiro Infantil
Etapa de Florianópolis teve 11 atletas do projeto paranaense no pódio, neste sábado (4)
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões dominou a etapa de Florianópolis do Campeonato Brasileiro de Triathlon Infantil, neste sábado (04). Referência nacional na formação das categorias de base da modalidade, o projeto paranaense levou 11 alunos ao pódio. Destaque para Angelina Carvalho Silva, de apenas 11 anos, quinta colocada geral entre as meninas e nova aposta da Escolinha.
A prova reuniu a nova geração do triathlon brasileiro, com atletas entre 8 e 15 anos, na base aérea de Florianópolis. A Escolinha de Triathlon levou uma delegação de 16 alunos, pais e colaboradores e ostreinadores Ronaldo Mateus e Fábio Marturano. O objetivo do projeto paranaense, focado no desenvolvimento físico e humano das crianças por meio do esporte, era proporcionar uma experiência de competição em alto nível para os atletas. E eles corresponderam ganhando medalhas em todas as faixas etárias.
Cauã Diniz foi o vencedor na categoria 15 anos, com o colega de equipe Rodrigo Melhem de Maria em terceiro lugar. Jennifer Antunes foi a campeã entre as garotas. Na categoria 14 anos, vitória para Vinícius Sant’Ana. Nicolas Carvalho Silva e Caio César de Almeida Arantes formaram a dobradinha da equipe na categoria 13 anos, com ouro e prata. E Sophia Silva Gomes levou o ouro no feminino. Ana Carolina Licheski ficou com o bronze na categoria 12 anos. A segunda dobradinha do time ficou por conta de Miguel Mazorca e Nicolas Kusma de Souza na categoria 11 anos, com ouro e prata, enquanto Laíz Diniz, irmã de Cauã, garantiu o ouro entre as meninas.
Os mais novos da Escolinha de Triathlon também mostraram como o Paraná vem renovando as categorias de base do triathlon. Leonardo Espíndola, na categoria 10 anos, Arthur de Castro Ribeiro, de 9 anos, e GRaziele Tainá Licheski, 8 anos, levaram medalhas de ouro na prova. Um dos grandes destaques do Brasileiro Infantil, Arthur mostrou muita garra. “Ele caiu da bike, levantou-se e fez uma prova de recuperação, chegando em primeiro lugar”, contou o treinador Ronaldo Mateus.
O coordenador Ricardo Júnior Cardoso elogiou o trabalho realizado pelos técnicos Ronaldo Mateus, Fábio Marturano e Hélcio kricky, e explicou que todos vêm tendo um cuidado em respeitar ao máximo as faixas etárias dos alunos, proporcionando um treinamento de acordo com suas idades. “Graças a estes técnicos, materiais, apoio do Colégio da Polícia Militar, cedendo o espaço para os treinamentos, bem como todos patrocinadores e patrocinadores, estamos conseguindo realizar um trabalho em que as crianças e adolescentes possam desfrutar diariamente um esporte tão bom e bonito como o triathlon. E isto reflete nos resultados”, disse Ricardo. “Ficamos muito felizes com os resultados de todos e de muita gente nova e boa aparecendo, demonstrando assim a renovação e o bom trabalho que todos têm realizado”.
Formando Campeões
Atualmente, a Escolinha recebe 60 alunos da rede pública de ensino no Colégio da Polícia Militar do Paraná, visando inserí-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. Em quatro anos, o projeto ajudou a desenvolver as categorias de base do esporte no Paraná, e atuou como aliado na inclusão e educação dos jovens talentos.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon, do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Os patrocinadores são Eletrolux, Condor, Astra, Tradener, Castelo e Elejor.