Escolinha de Triathlon Formando Campeões brilha no Brasileiro Infantil

Etapa de Florianópolis teve 11 atletas do projeto paranaense no pódio, neste sábado (4)

 

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões dominou a etapa de Florianópolis do Campeonato Brasileiro de Triathlon Infantil, neste sábado (04). Referência nacional na formação das categorias de base da modalidade, o projeto paranaense levou 11 alunos ao pódio. Destaque para Angelina Carvalho Silva, de apenas 11 anos, quinta colocada geral entre as meninas e nova aposta da Escolinha.

A prova reuniu a nova geração do triathlon brasileiro, com atletas entre 8 e 15 anos, na base aérea de Florianópolis. A Escolinha de Triathlon levou uma delegação de 16 alunos, pais e colaboradores e ostreinadores Ronaldo Mateus e Fábio Marturano. O objetivo do projeto paranaense, focado no desenvolvimento físico e humano das crianças por meio do esporte, era proporcionar uma experiência de competição em alto nível para os atletas. E eles corresponderam ganhando medalhas em todas as faixas etárias.

Cauã Diniz foi o vencedor na categoria 15 anos, com o colega de equipe Rodrigo Melhem de Maria em terceiro lugar. Jennifer Antunes foi a campeã entre as garotas. Na categoria 14 anos, vitória para Vinícius Sant’Ana. Nicolas Carvalho Silva e Caio César de Almeida Arantes formaram a dobradinha da equipe na categoria 13 anos, com ouro e prata. E Sophia Silva Gomes levou o ouro no feminino. Ana Carolina Licheski ficou com o bronze na categoria 12 anos. A segunda dobradinha do time ficou por conta de Miguel Mazorca e Nicolas Kusma de Souza na categoria 11 anos, com ouro e prata, enquanto Laíz Diniz, irmã de Cauã, garantiu o ouro entre as meninas.

Os mais novos da Escolinha de Triathlon também mostraram como o Paraná vem renovando as categorias de base do triathlon. Leonardo Espíndola, na categoria 10 anos, Arthur de Castro Ribeiro, de 9 anos, e GRaziele Tainá Licheski, 8 anos, levaram medalhas de ouro na prova. Um dos grandes destaques do Brasileiro Infantil, Arthur mostrou muita garra. “Ele caiu da bike, levantou-se e fez uma prova de recuperação, chegando em primeiro lugar”, contou o treinador Ronaldo Mateus.

O coordenador Ricardo Júnior Cardoso elogiou o trabalho realizado pelos técnicos Ronaldo Mateus, Fábio Marturano e Hélcio kricky, e explicou que todos vêm tendo um cuidado em respeitar ao máximo as faixas etárias dos alunos, proporcionando um treinamento de acordo com suas idades. “Graças a estes técnicos, materiais, apoio do Colégio da Polícia Militar, cedendo o espaço para os treinamentos, bem como todos patrocinadores e patrocinadores, estamos conseguindo realizar um trabalho em que as crianças e adolescentes possam desfrutar diariamente um esporte tão bom e bonito como o triathlon. E isto reflete nos resultados”, disse Ricardo. “Ficamos muito felizes com os resultados de todos e de muita gente nova e boa aparecendo, demonstrando assim a renovação e o bom trabalho que todos têm realizado”.

Formando Campeões

Atualmente, a Escolinha recebe 60 alunos da rede pública de ensino no Colégio da Polícia Militar do Paraná, visando inserí-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. Em quatro anos, o projeto ajudou a desenvolver as categorias de base do esporte no Paraná, e atuou como aliado na inclusão e educação dos jovens talentos.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon, do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Os patrocinadores são Eletrolux, Condor, Astra, Tradener, Castelo e Elejor.