A semana da criança foi mais do que especial na Escolinha de Triathlon…
Alunos da Escolinha de Triathlon conquistam dois bronzes para o Brasil no Sul-Americano
Com destaque para os estreantes, equipe ainda fechou a competição neste domingo (31) garantindo duas vagas no Panamericano de Triathlon de Monterrey
Gabrielle Leme e Cauã Diniz, da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, levaram o Brasil ao pódio no Sul-Americano de Triathlon de Montevidéu, Uruguai, encerrado neste domingo (31). Gabrielle fez uma prova de recuperação e foi a mais rápida na corrida para ficar com a medalha de bronze na categoria Júnior. Já para o estreante Cauã, o bronze teve gosto de ouro, com apenas 29 segundos de diferença para o campeão.
Os estreantes em competições internacionais, aliás, foram destaque da Escolinha no Uruguai. No sábado (30), Cauã Diniz e Henrique Mendes enfrentaram sol forte e uma disputa equilibrada na categoria Youth, na distância super sprint – 350 metros de natação, 10 km de bicicleta e 2,5 km de corrida. Os três primeiros colocados fecharam a prova na casa dos 32 minutos. O equatoriano Matias Sebastian Bravo Delgado foi o campeão com 32min32, seguido pelo chileno Andres Gras, com 32min30, e Cauã, que marcou 32min52. Henrique Mendes terminou em sexto, também ficou próximo dos líderes, com 33min33.
Entre as meninas, Amanda Moro foi a sexta colocada, com 38min02, a menos de 1 minuto do bronze da boliviana Gabriela Chaves Torrico, com 00:37min13. O ouro ficou com a equatoriana Josselin Michell Yuqui Peralta, com 35min44, e sua compatriota Maria De Los Angeles Bonilla Garcia levou a prata, com 00:36:54.
“Nossos três atletas na Youth representaram muito bem o Brasil e a Escolinha de Triathlon, mantendo-se no Top 10. Amanda Moro lutou o tempo inteiro entre as primeiras colocadas e ficou em sexto no geral. No masculino, Henrique Mendes fez uma corrida de recuperação e brigou até o fim pelo quinto lugar. E Cauã Diniz fez uma prova brilhante, liderando no ciclismo e fechando em terceiro”, analisou Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto.
Mais uma medalha na categoria Júnior
Neste domingo (31), a disputa foi na categoria Júnior, na distância sprint – 750 metros de natação, 20 km de bicicleta e 5 km de corrida. Entre as meninas, Gabrielle Lemes conquistou sua segunda medalha na competição, com 01h10min47.
“A Gabi não foi muito bem na natação. Pedalou forte, mas o pelotão da frente veio forte também. Ela deixou a transição da bike em nono lugar e fez uma excelente corrida, a mais rápida da prova, alcançando o terceiro lugar”, contou Ricardo. O pódio foi completado pro Giovana Lacerda, campeã com 01h08min22, e a chilena Josefina Pilar Flores Clemo, prata com 01h10min23.
No masculino, Pedro Boff terminou em sexto lugar, com 01h02min44. O pódio teve Miguel Hidalgo como campeão, com 01h00min34, o chileno Cristobal Baeza Muñoz em segundo, com 01h01min30 e o argentino Fidel Diaz Sebriano em terceiro, com 01h01min51.
Os estreantes da Escolinha voltaram a brilhar, com Matheus Martinhaki entre os primeiros a sair da água. Terminou sua primeira disputa internacional em 22º, com 01h04min45. “Ele fez uma excelente prova, está evoluindo muito e mostra que no futuro vai brigar por boas posições”, apontou Ricardo Júnior Cardoso.
Vaga no Panamericano de Triathlon
Com os resultados na competição deste fim de semana, Gabrielle Lemes e Pedro Boff ainda garantiram vaga no Panamericano de Triathlon. A competição será disputada em Monterrey, México, entre os dias 3 e 5 de maio.
“Contando com o nível da prova, a quantidade atletas e as possibilidades, todos foram muito bem. Tivemos uma boa equipe na competição deste final de semana, e todos mostraram uma grande evolução.”, finalizou o coordenador Ricardo Júnior Cardoso.
Formando Campeões
Atualmente, a Escolinha recebe 60 alunos da rede pública de ensino no Colégio da Polícia Militar do Paraná, visando inserí-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. Em quatro anos, o projeto ajudou a desenvolver as categorias de base do esporte no Paraná, e atuou como aliado na inclusão e educação dos jovens talentos.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon, do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Os patrocinadores são Eletrolux, Condor, Astra, Tradener, Castelo e Elejor.
Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões