Na última semana, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões de Paranaguá (PR) organizou uma atividade de conscientização sobre organização e limpeza. A garotada aprendeu melhor sobre a necessidade de manter os ambientes de convívio sempre limpos e organizados, seja em casa, na escola, ou em qualquer outro lugar. Os alunos também compreenderam a relação do tema com a erradicação da pobreza e com a construção de uma sociedade melhor para todos.
A aula começou com um momento de bate-papo em que a equipe técnica explicou aos jovens a importância das ações no dia a dia. Momentos de cuidado com os ambientes ajuda a desenvolver tanto a personalidade dos jovens quanto sua formação como adultos responsáveis. Com a proposta “Onde há limpeza, não há pobreza”, a Escolinha ensinou aos triatletinhas na prática como a limpeza dos ambientes transforma a comunidade em um lugar melhor de se viver, ajudando no processo de erradicação da pobreza por meio de condições dignas de vida.
Na sequência, os alunos botaram a mão na massa e partiram para a limpeza do local das aulas e dos equipamentos, limpando capacetes, rolos e bicicletas, além de varrer o chão e manter o ambiente limpo e organizado. Mesmo com uma tarefa árdua, a garotada se divertiu e compreendeu os ensinamentos passados pela equipe. A atividade levou em consideração o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1 da ONU, que busca a erradicação da pobreza e boas condições de vida para todos.
“A limpeza é essencial para uma vida saudável e próspera. Não existe saúde em um ambiente ruim, desorganizado e repleto de sujeira. Por isso, buscamos orientar os jovens, mostrando que um ambiente limpo e organizado é o primeiro passo rumo à uma vida mais plena, com menos problemas e mais espaço para crescimento”, afirma Ricardo Junior Cardoso, coordenador geral da Escolinha de Triathlon Formando Campeões.



Sobre a Escolinha de Triathlon Formando Campeões
“Formar campeões na vida e no esporte é a nossa missão”
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada em 2015 em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla mais de 2100 crianças e adolescentes em 36 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Ceará, Pernambuco, Pará e Sergipe.
Nossa visão de curto, médio prazo é levar a Escolinha a todos os estados do País, com núcleos formados num modelo similar ao de “franquias”, para garantir o cumprimento da nossa proposta pedagógica, uso de identidade visual, qualidade do ensino e materiais oferecidos e principalmente, ao cuidado com a gestão de compliance do projeto. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da Federação Paranaense de Triathlon, com apoio da Prefeitura Municipal de Paranaguá, além da viabilização pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte e Governo Federal. Os patrocinadores do núcleo do projeto em Paranaguá são o TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá, Paranaguá Saneamento, Iguá Saneamento, Oregon, Instituto Joanir Zonta e Pasa – Paraná Operações Portuárias.