Neste fim do mês de agosto, a garotada da sede de Matinhos (PR) do projeto Escolinha de Triathlon Formando Campeões visitou o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, em Paranaguá, no Paraná. O momento de aprendizado oferecido pelo Instituto Escolinha de Triathlon ocorreu de forma alegre e divertida, colocando os alunos em uma posição ativa de aprendizado, além de apresentá-los à história da região.
O Museu de Arqueologia e Etnologia contempla obras de arte, artefatos históricos e arquitetura tombada, sendo assim um ótimo lugar para a garotada aprender sobre o passado e sobre a comunidade local. Além disso, a atividade respeita e reflete sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da ONU, sobre Educação de Qualidade, oferecendo um aprendizado ativo e diferenciado.
Para além das pinturas e esculturas, o acervo do museu conta diversas histórias do ponto de vista das populações nativas locais, unindo o passado com a comunidade contemporânea em que os jovens estão inseridos. Dessa forma, a atividade permitiu que eles aprendessem em conjunto e despertassem interesse pelo assunto.
“É essencial promover esse tipo de aprendizado e levar os alunos para lugares como o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR. São experiências que despertam curiosidade e interesse genuíno dos jovens em aprender, o que se torna imprescindível nessa fase da vida”, afirma Ricardo Junior Cardoso, coordenador geral pedagógico da Escolinha de Triathlon.
Para o Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões, garantir o acesso dos triatletinhas a locais de cultura e educação reforça a missão de desenvolver crianças e adolescentes em todas as dimensões, tanto esportiva quanto educacional e cultural, criando um ambiente que valoriza o conhecimento e oferece oportunidades de aprendizado que vão muito além do esporte.



Sobre o Instituto Escolinha de Triathlon
Educação, inovação e transformação como motores que impulsionam o desenvolvimento
O Instituto Escolinha de Triathlon foi fundado com o intuito de unificar e expandir as ações realizadas pelo projeto Escolinha de Triathlon Formando Campeões. A organização não governamental centraliza ações voltadas para o desenvolvimento social por meio do esporte em todo o Brasil.
“O Instituto Escolinha de Triathlon é fundamental nesse momento de expansão. Queremos levar o triathlon a crianças e adolescentes de todos os estados brasileiros. O Instituto coordenará esse trabalho nacional, levando a metodologia, identidade visual e expertise já adquirida, para maximizar ainda mais o projeto. Também é a partir do Instituto que vamos criar ações voltadas para o desenvolvimento integral da criança e adolescente, com projetos na área da educação e cultura”, destaca o triatleta olímpico Juraci Moreira, idealizador, padrinho e gestor do projeto, além de presidente fundador do Instituto.
Sobre a Escolinha de Triathlon Formando Campeões
“Formar campeões na vida e no esporte é a nossa missão”
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada em 2015 em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. O projeto contempla mais de 2000 crianças e adolescentes em 34 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Pará, Pernambuco e Sergipe.
Nossa visão de curto, médio prazo é levar a Escolinha a todos os estados do País, com núcleos formados num modelo similar ao de “franquias”, para garantir o cumprimento da nossa proposta pedagógica, uso de identidade visual, qualidade do ensino e materiais oferecidos e principalmente, ao cuidado com a gestão de compliance do projeto.