Escolinha de Triathlon de Ceilândia (DF) leva alunos para intercâmbio nos Jogos Escolares Brasileiros 2025, em Uberlândia (MG)

De 15 a 18 de outubro, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões de Ceilândia (DF) participou dos Jogos Escolares Brasileiros 2025, que ocorreu na cidade mineira de Uberlândia. Dois alunos, Laura e João Vitor, receberam a oportunidade de viver esse momento especial de intercâmbio em outro Estado, com jovens da mesma faixa etária e diversas experiências únicas vividas durante os JEB’s.

Os jovens competiram em quatro modalidades: 200 metros sprint, prova por pontos, prova de resistência e ciclismo virtual. Ambos competiram na categoria sub-14, tendo 13 anos e podendo participar novamente em 2026. Com a Escolinha, Laura e João Vitor conheceram um novo Estado, além de viver de perto a sensação de participar diretamente de um torneio tão competitivo quanto os JEB’s.

A garotada também pôde conhecer jovens de diversos locais do Brasil, fazer novas amizades e compartilhar experiências, em um momento de amadurecimento e crescimento. Além disso, a iniciação esportiva permite que os jovens aproveitem um torneio de grande estrutura e despertem ainda mais o sonho de se tornar esportistas profissionais.

A Escolinha de Triathlon busca promover momentos especiais e educacionais para que os jovens, por meio do esporte, possam crescer como cidadãos responsáveis e conscientes para o convívio em sociedade. Nos Jogos Escolares Brasileiros, a equipe contou com a presença da professora Patrícia Lima. Dessa forma, a Escolinha esteve perto dos triatletinhas em uma memória importantíssima, que os acompanhará por toda a vida.

“A sensação de participar de um evento esportivo desse tipo é única, e com certeza desperta um sentimento novo nos jovens. Esperamos que esse momento mantenha acesa uma chama de que eles podem viver do esporte, mas acima de tudo esperamos que eles possam crescer com plenitude e se tornar adultos conscientes com muitas histórias para contar, especialmente com a Escolinha junto”, afirma Ricardo Junior Cardoso, coordenador geral da Escolinha de Triathlon.

Sobre a Escolinha de Triathlon Formando Campeões
“Formar campeões na vida e no esporte é a nossa missão”

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada em 2015 em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla mais de 2100 crianças e adolescentes em 36 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Pará, Pernambuco e Sergipe.

Nossa visão de curto, médio prazo é levar a Escolinha a todos os estados do País, com núcleos formados num modelo similar ao de “franquias”, para garantir o cumprimento da nossa proposta pedagógica, uso de identidade visual, qualidade do ensino e materiais oferecidos e principalmente, ao cuidado com a gestão de compliance do projeto.

O núcleo Ceilândia (DF) atende 60 alunos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões no Distrito Federal tem execução da Associação ESCO.T e é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte e Governo Federal. Os patrocinadores são Instituto +Brasal e Brasal, com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal.