Campeã sul-Americana júnior de triathlon, Gabrielle Lemes defenderá seu título neste final de semana (dias 30 e 31). Ela encabeça um pelotão de dez atletas da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, todos entre os melhores do País, no Sul-Americano de Triathlon de Montevidéu, Uruguai. A competição vale pontos importantes no ranking brasileiro e é classificatória para o Panamericano de Triathlon de Monterrey, em maio.
Gabrielle, foi convocada pela Seleção Brasileira, junto com o companheiro de equipe Pedro Boff, para a disputa na categoria Júnior, no domingo. Será o segundo desafio internacional da temporada para a dupla, após o Sul-Americano de Praia de Rosário, realizado entre os dias 14 e 23 deste mês. Gabrielle ficou com o quarto lugar, a poucos segundos do pódio.
Os dois terão a companhia de Alice Forti Tinelli, Pedro Gomes, Matheus Martinhaki, Renan Bot e Roberto Paulo Licheski. O grupo também já teve uma prévia da disputa na Copa Continental da CAMTRI, a Confederação Americana de Triathlon, em Brasília, no último dia 16.
“Fizemos um trabalho específico de preparação para o Sul-Americano desde o início do ano. Precisávamos fazer alguns acertos para que eles chegassem a Montevidéu prontos para competir em alto nível. Essa prova é muito importante para alcançar a classificação para várias competições internacionais, como o Panamericano de Lima, em julho”, explica Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto.
Outro grupo da Escolinha de Triathlon Formando Campeões fará sua estreia em competições internacionais. Amanda Moro, Cauã Diniz e Henrique Mendes disputarão o Sul-Americano de Triathlon na categoria Youth, no sábado (30).
“O objetivo inicial deles era o Brasileiro de Triathlon, mas quando soubemos da possibilidade de participar do Sul-Americano nessa categoria, fizemos uma preparação específica com eles, também. Será o primeiro contato deles com uma prova de nível sul-americano, importante para avaliarmos em que estágio eles estão”, explica Ricardo Júnior Cardoso. “Os três estão prontos para esse desafio, são os melhores do Brasil na atualidade.”
Amanda Moro e Cauã Diniz venceram o Campeonato Brasileiro Infantil do ano passado na categoria 14 anos. Henrique Mendes foi o vice-campeão na mesma categoria.
Atualmente, a Escolinha recebe 60 alunos da rede pública de ensino no Colégio da Polícia Militar do Paraná, visando inserí-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. Em quatro anos, o projeto ajudou a desenvolver as categorias de base do esporte no Paraná, e atuou como aliado na inclusão e educação dos jovens talentos.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon, do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Os patrocinadores são Eletrolux, Condor, Astra, Tradener, Castelo e Elejor.
Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões