O triathlon já transformou a vida de crianças e adolescentes de Cascavel, no Ceará. Em cerca de oito meses, A Escolinha de Triathlon Formando Campeões proporcionou aos alunos desenvolvimento físico, novas habilidades motoras, responsabilidade e disciplina. Como reflexo desse trabalho, as crianças já participam de suas primeiras competições, mostrando evolução em todas as modalidades.
A maior parte das crianças chegou ao projeto sem muita intimidade com a piscina. Por ser a modalidade mais técnica e desafiadora, a natação é o principal foco da Escolinha de Triathlon Fromando Campeões, na fase de iniciação, com um trabalho específico de aprimoramento do nado. E os resultados já começam a aparecer. No dia 1º deste mês, os alunos Maria Clara Oliveira da Silva e Luan Melo da Silva foram campeões dos 50m livre de natação dos Jogos Escolares do Ceará, na categoria de 12 a 14 anos. A competição está na sua fase municipal, com disputas entre as escolas de Cascavel.
“Participar de competições como essa é uma experiência e uma vivência diferente do que eles têm na sua rotina. E mostra que, não importa de onde eles vêm, todos podem alcançar seus sonhos, se forem dedicados”, explica o professor Edvando Pascoal, do núcleo Cascavel da Escolinha de Triathlon Formando Campeões.
Neste sábado (23), os alunos da faixa etária de 15 a 17 anos vão para a disputa individual do ciclismo, nos Jogos Escolares. “Algumas crianças estão numa fase de aprendizagem, mas todos demonstraram uma boa evolução, nesses meses de projeto”, reforça Pascoal.
A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.
Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
Em Cascavel, os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contam com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio do Centro Comunitário do Coqueiro. O projeto tem patrocínio de Aço Cearense, Grupo Edson Queiroz, Lunelli e WestRock.
Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões