Com a reabertura das piscinas em Campinas, os alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões retomaram a rotina de treinos dentro d’água. A fase é de readaptação, mas, em apenas um mês e meio, a criançada já mostra uma grande evolução. Reflexo do trabalho feito durante o período de isolamento, com o chamado “natachão”.
O professor Luiz Henrique Vidal usou a criatividade e manteve os alunos em movimento com exercícios divertidos que simulavam os movimentos feitos na piscina. Além de trabalhar a técnica, ajudando a melhorar detalhes às vezes difíceis de ver dentro d’água, os movimentos reforçaram o fortalecimento muscular.
“O fortalecimento que fizemos fora d’água foi sensacional. Tem aluno mais forte, com mais massa muscular, com mais técnica e aplicação de força”, aponta o professor. “Agora, com a volta à piscina, estamos fazendo a readaptação deles com algumas brincadeiras dentro d’água. Mas a evolução é incrível.”
Nesta época do ano, a temperatura da piscina no Parque Taquaral fica em torno dos 20 graus. Para dar um estímulo a mais à criançada para cair na água fria, a Escolinha de Triathlon forneceu roupas de neoprene adequadas para os treinos. “As roupas de neoprene ajudaram bastante, as crianças estavam muito ansiosas para cair na piscina”, conta Luiz Henrique Vidal.
A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.
Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
Em Campinas, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Campinas. Os patrocinadores são ABL Antibióticos do Brasil, SulAmérica, Astra e Japi.
Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões