Leonardo Santos Espindola Dias, aluno da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, projeto social da cidade de Curitiba no Paraná (PR) foi homenageado nesta sexta-feira (07) pela Prefeitura da cidade.
O aluno de 10 anos foi reconhecido com o Mérito Esportivo2019, depois de concorrer com outros três atletas na categoria “Curitibinha”. Léo, ganhou a votação com mais de 1.300 votos e foi premiado pelo Secretário de Esportes da cidade, Emilio Antonio Trautwein.
Leonardo iniciou no triathlon com sete anos e pratica natação desde os quatro anos. Aosoito anos ele começou a fazer parte do projeto, que está no seu quinto ano de existência.
“O esporte mudou tudo em sua vida, hoje é mais focado tem objetivo e é um sonhador, pensa em um dia ser policial dentro da corporação, ser veterinário e também ir para as Olimpíadas representando o Brasil”, comentou Eduardo Espíndola Dias, pai do atleta.
“O que eu sinto como pai é que estamos no caminho certo com a sua educação entre erros e acertos estamos no caminho certo para não formar o Léo apenas como campeão no esporte mas que ele seja um campeão na vida, e aprenda a superar seus obstáculo da vida entre vitórias e derrotas, o mais importante é ele estar feliz”, completou.
Emocionado, o atleta da Escolinha de Triathlon comentou sobre a importância do projeto em sua vida. “A Escolinha me trouxe muita disciplina, obedecer pai e mãe, além dos avós. Aprendi que ganhar é importante e que perder também faz parte do ensinamento, estou bastante feliz pelo prêmio”, disse Leonardo de 10 anos.
O projeto da Escolhinha de Triahlon oferece a crianças e adolescentes da rede pública de ensino a chance de treinar com professores especializados e todos os equipamentos necessários para a prática da modalidade.
Idealizado por Juraci Moreira, atleta olímpico e medalhista pan-americano, o projeto atende crianças e adolescentes entre 8 e 16 anos.
Aliando esporte e educação, o projeto tem sede no Colégio da Polícia Militar do Paraná e outros três núcleos abertos em 2019 em parceria com a prefeitura de Curitiba: Boqueirão, CIC e Oswaldo Cruz, todos em Curitiba.
O projeto já revelou vários triatletas, todos com resultados importantes em competições nacionais e internacionais. O objetivo, além de descobrir novos talentos, é usar o esporte como ferramenta de formação e inclusão social.