Nesta semana, a sede de Matinhos (PR) da Escolinha de Triathlon Formando Campeões organizou uma atividade externa na Ilha da Tartaruga, situada na Praia dos Amores, na região de Caiobá. O passeio reuniu a garotada que aprendeu mais sobre a natureza local e sobre os cuidados em águas abertas. A excursão aconteceu na parte da manhã, mas começou algumas aulas antes: a equipe técnica promoveu um estudo sobre a tábua das marés, um material que mostra os horários de alta e baixa da maré, visando a segurança da garotada.
A travessia para a ilha foi realizada logo cedo, com uma caminhada sob a maré baixa, utilizando o caminho pelas pedras. Os alunos continuaram a caminhada por dentro da mata, seguindo a trilha local de maneira segura, com instruções da equipe técnica. Foi um momento especial de contato com a natureza, além de apreciar a beleza da flora local. Após alcançar um local propício no final da trilha, a turma se sentou, aproveitando o momento e a bela vista.
Para encerrar a excursão com chave de ouro, a equipe técnica da Escolinha promoveu a travessia até a praia à nado. Os jovens receberam apoio da equipe durante todo o percurso, com orientações e supervisão. Dessa forma, a travessia proporcionou uma experiência prática sobre nados em águas abertas. Além disso, a garotada também aprendeu mais sobre meio ambiente e vida terrestre, assim como sobre noções de segurança dentro d’água.
“Momentos como esse são especiais para a formação dos triatletinhas. Uma excursão assim permite que eles desenvolvam conhecimentos sobre diversas áreas, desde objetivos de desenvolvimento sustentável, como o meio ambiente e as vidas terrestres, até conhecimentos sobre segurança na água e sobre águas abertas. Esperamos que momentos como esse fiquem marcados sempre com carinho na memória dos alunos, como uma das muitas boas lembranças da Escolinha”, diz Ricardo Junior Cardoso, coordenador geral da Escolinha de Triathlon Formando Campeões.



Sobre a Escolinha de Triathlon Formando Campeões
“Formar campeões na vida e no esporte é a nossa missão”
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada em 2015 em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla mais de 2100 crianças e adolescentes em 36 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Ceará, Pernambuco, Pará e Sergipe.
Nossa visão de curto, médio prazo é levar a Escolinha a todos os estados do País, com núcleos formados num modelo similar ao de “franquias”, para garantir o cumprimento da nossa proposta pedagógica, uso de identidade visual, qualidade do ensino e materiais oferecidos e principalmente, ao cuidado com a gestão de compliance do projeto. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da Federação Paranaense de Triathlon, com apoio da Prefeitura Municipal de Matinhos e UFPR Litoral, além da viabilização pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte e Governo Federal. Os patrocinadores do núcleo são o Instituto Joel Malucelli, Electrolux, Uninter, Golfleet, Perkons e Haganá.