Na última semana, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões de Matinhos (PR) realizou uma aula especial em celebração ao feriado da Consciência Negra. Com diversos momentos especiais, como uma roda de capoeira e uma conversa em sala com produção artística, a garotada aprendeu sobre a importância de pessoas negras em espaços de destaque, tanto no esporte quanto na sociedade. Além disso, os jovens também conversaram sobre igualdade racial, racismo estrutural e respeito à diferentes culturas.
A aula começou com uma apresentação de capoeira com os alunos do Saberes, projeto de contraturno escolar do município. Com a presença da Federação Paranaense de Capoeira (FEPARCA), os jovens dos dois projetos aprenderam mais sobre a cultura e praticaram juntos, celebrando a Consciência Negra por meio de uma herança do esporte e da cultura afro-brasileira. Os alunos da Escolinha se divertiram muito e aprenderam rapidamente alguns movimentos tradicionais da capoeira.
Na sequência, a equipe técnica da Escolinha de Triathlon levou os jovens para a sala de aula, onde todos conversaram sobre racismo e consciência negra, desenvolvendo pontos importantes como igualdade racial e luta contra o racismo. Os jovens seguiram a aula para um momento de expressão artística, colorindo desenhos com símbolos africanos. A equipe distribuiu folhas com personalidades negras importantes, como esportistas, cantores, escritores, entre outros, a fim de que eles trocassem informações e compreendessem a importância de pessoas negras em posições de destaque na formação de uma sociedade mais justa e igualitária.
“Acreditamos, na Escolinha de Triathlon Formando Campeões, que o esporte é uma porta de entrada para a formação de adultos responsáveis e ativos socialmente. Com práticas como essa aula especial sobre cultura e igualdade, estamos preparando os jovens com valores mais justos e auxiliando na construção de uma sociedade melhor”, afirma Ricardo Junior Cardoso, coordenador geral da Escolinha.



Sobre a Escolinha de Triathlon Formando Campeões
“Formar campeões na vida e no esporte é a nossa missão”
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada em 2015 em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla mais de 2100 crianças e adolescentes em 36 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Ceará, Pernambuco, Pará e Sergipe.
Nossa visão de curto, médio prazo é levar a Escolinha a todos os estados do País, com núcleos formados num modelo similar ao de “franquias”, para garantir o cumprimento da nossa proposta pedagógica, uso de identidade visual, qualidade do ensino e materiais oferecidos e principalmente, ao cuidado com a gestão de compliance do projeto. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da Federação Paranaense de Triathlon, com apoio da Prefeitura Municipal de Matinhos e UFPR Litoral, além da viabilização pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte e Governo Federal. Os patrocinadores do núcleo são o Instituto Joel Malucelli, Electrolux, Uninter, Golfleet, Perkons e Haganá.