Nesta sexta-feira (19/09), a garotada da sede de Itu (SP) da Escolinha de Triathlon Formando Campeões participou de uma ação importante realizada pela prefeitura da cidade. Visando a preservação do meio ambiente e a melhora do ar na região, a Secretaria de Meio Ambiente de Itu disponibilizou mudas para que a garotada realizasse o plantio, e acompanhou a atividade em um momento de aprendizado e desenvolvimento. A atividade ocorreu em frente ao prédio da Secretaria de Esportes de Itu, nas dependências do Estádio Novelli Júnior, onde ocorrem as aulas da Escolinha de Triathlon Formando Campeões da sede.
Antes de colocar a mão na massa, a garotada bateu um papo com a equipe da Prefeitura, que explicou como seria realizado o processo de plantio e compartilhou didaticamente o motivo por trás do movimento.
Além de buscar aumentar o número de árvores na cidade, a ação é essencial para melhorar a qualidade do ar e busca aumentar o índice de umidade e, consequentemente, de chuvas em Itu (SP), que passa por um momento de seca. Dessa forma, os alunos participaram do plantio e aprenderam na prática sobre a importância da manutenção e preservação do meio ambiente para a sociedade.
Além disso, outro ponto em questão é que cada árvore conta com um “QR Code”, uma imagem em código que, ao ser escaneada, mostrará o nome da planta e o nome do triatletinha que realizou o plantio. A expectativa da Prefeitura é plantar entre dez e vinte mil árvores em Itu até o final de 2025. A atividade desenvolve na prática com os jovens os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU de Ação contra a mudança global do clima (ODS 13) e Vida terrestre (ODS 15).
“A preservação do meio ambiente é parte importante na sociedade, e incluir a garotada em um grupo ativo de mudança e melhora se torna uma necessidade, para que entendam o real significado. Os jovens fazem parte do futuro, e é essencial que eles aprendam desde cedo a importância das árvores e da preservação da natureza para a manutenção das comunidades. Nosso objetivo é esse, gerar adultos responsáveis e socialmente ativos, e isso começa logo cedo”, destaca Ricardo Junior Cardoso, coordenador geral pedagógico da Escolinha de Triathlon.



Sobre a Escolinha de Triathlon Formando Campeões
“Formar campeões na vida e no esporte é a nossa missão”
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada em 2015 em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla mais de 2100 crianças e adolescentes em 36 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Pará, Pernambuco e Sergipe.
Nossa visão de curto, médio prazo é levar a Escolinha a todos os estados do País, com núcleos formados num modelo similar ao de “franquias”, para garantir o cumprimento da nossa proposta pedagógica, uso de identidade visual, qualidade do ensino e materiais oferecidos e principalmente, ao cuidado com a gestão de compliance do projeto.
São Paulo conta atualmente com 4 núcleos (Campinas, Jundiaí, Itu e Ribeirão Preto), atendendo 230 alunos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da Associação APANI, com apoio da Prefeitura da Estância Turística de Itu e é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte e Governo Federal. Os patrocinadores do núcleo são Lapônia e Volvo.