Esporte e cidadania: alunos da Escolinha de Triathlon conhecem de perto o funcionamento da Paranaguá Saneamento

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões de Paranaguá (PR) promoveu, no mês de agosto, uma experiência diferente e enriquecedora para seus 50 alunos. A garotada visitou a sede da Paranaguá Saneamento, empresa que presta serviços de abastecimento de água e esgoto no município e é uma das patrocinadoras do projeto. A iniciativa teve como foco aproximar os triatletinhas da realidade do saneamento básico e da importância desse trabalho para a saúde, o meio ambiente e a qualidade de vida da população.

Durante a visita guiada, os alunos conheceram de perto setores como atendimento ao público, administrativo, engenharia e centro de controle operacional. No percurso, descobriram como funciona o tratamento da água dos rios até chegar às casas, além dos processos de coleta e tratamento de esgoto. A garotada também aprendeu sobre ações sustentáveis realizadas pela empresa, como a campanha que transforma óleo de cozinha usado em sabão, iniciativas ambientais e programas sociais, entre eles a campanha do agasalho.

Outro destaque foi o contato com áreas de segurança do trabalho, comunicação e sustentabilidade, em que os alunos conheceram as rotinas dos profissionais e puderam compreender a complexidade e a importância da prestação desse serviço. Para completar a imersão, os triatletinhas participaram de atividades no espaço kids e no auditório, que conta com uma miniestação de tratamento de água para demonstrações educativas. A experiência dialoga diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sobretudo no que diz respeito ao ODS 6 (Água potável e saneamento), reforçando a consciência ambiental e social junto às crianças e adolescentes.

“Quando nossos triatletinhas são levados para conhecer de perto a realidade do saneamento, nossa equipe técnica não está apenas mostrando a importância da água tratada ou do esgoto coletado. Está sendo ensinando sobre cidadania, respeito ao meio ambiente e consciência social. Esse tipo de vivência amplia horizontes, conecta esporte e vida prática e mostra para os alunos que eles também fazem parte desse processo de cuidado com a cidade. O aprendizado que tiveram vai muito além do esporte e reforça o compromisso do projeto em formar cidadãos completos, conscientes e preparados para o futuro”, destaca o coordenador geral de núcleos da Escolinha de Triathlon, Ricardo Junior Cardoso.

A visita à Paranaguá Saneamento reforçou a missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões de unir esporte, educação e responsabilidade social. Mais do que treinar natação, ciclismo e corrida, o projeto aposta em experiências que transformam vidas e formam campeões dentro e fora do esporte.

Sobre a Escolinha de Triathlon Formando Campeões
“Formar campeões na vida e no esporte é a nossa missão”

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada em 2015 em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla mais de 2000 crianças e adolescentes em 34 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Ceará, Pernambuco, Pará e Sergipe.

Nossa visão de curto, médio prazo é levar a Escolinha a todos os estados do País, com núcleos formados num modelo similar ao de “franquias”, para garantir o cumprimento da nossa proposta pedagógica, uso de identidade visual, qualidade do ensino e materiais oferecidos e principalmente, ao cuidado com a gestão de compliance do projeto.  As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da Federação Paranaense de Triathlon, com apoio da Prefeitura Municipal de Paranaguá, além da viabilização pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte e Governo Federal. Os patrocinadores do núcleo do projeto em Paranaguá são o TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá, Paranaguá Saneamento, Iguá Saneamento, Oregon, Instituto Joanir Zonta e Pasa – Paraná Operações Portuárias.