Em uma atividade especial que uniu esporte, educação e cultura, os alunos da…

Capoeira é destaque em programação cultural do Instituto Escolinha de Triathlon em Curitiba (PR)
Com o objetivo de integrar diferentes formas de aprendizado, o Instituto Escolinha de Triathlon promoveu uma experiência especial para os alunos do projeto Escolinha de Triathlon Formando Campeões, do núcleo Santa Felicidade, em Curitiba (PR): uma aula cultural com o tema da capoeira. Conduzida pela equipe técnica da unidade, a atividade ofereceu aos triatletinhas uma imersão nessa tradicional manifestação brasileira, unindo movimento corporal, música, história e identidade cultural em um momento de valorização e conhecimento.
Mais do que uma atividade física complementar, a capoeira foi utilizada como ferramenta de inclusão e valorização da diversidade. Durante a roda de conversa que antecedeu a prática, os alunos puderam aprender sobre as raízes da capoeira, sua origem como forma de resistência dos povos escravizados e a evolução desse patrimônio cultural brasileiro ao longo do tempo. A prática da capoeira, com seus movimentos ritmados e simbólicos, permitiu que os triatletinhas explorassem novas habilidades motoras, fortalecendo também o respeito à cultura afro-brasileira.
Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2014, a capoeira representa um importante elo entre o corpo, a música e a história do Brasil. Sua presença como tema de aula especial na proposta pedagógica da Escolinha mostra como o esporte pode ser um meio eficaz de ampliar repertórios, promovendo a consciência crítica e a empatia nos jovens atletas.
“Atividades que exploram a cultura de forma vivencial ajudam nossos triatletinhas a entender que o esporte vai muito além da técnica. Ao promover esse tipo de experiência, mostramos que é possível formar campeões na vida e no esporte, com conhecimento, respeito e consciência social”, comenta o coordenador geral de núcleos da Escolinha de Triathlon, Ricardo Junior Cardoso.
Esse é mais um passo dado pelo Instituto Escolinha de Triathlon na missão de transformar vidas por meio do esporte, da cultura e da educação. Ao estimular o contato com diferentes formas de expressão cultural, o projeto fortalece o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos, contribuindo diretamente em sua rotina escolar, relações sociais e autoestima.



Sobre o Instituto Escolinha de Triathlon
Educação, inovação e transformação como motores que impulsionam o desenvolvimento
O Instituto Escolinha de Triathlon foi fundado com o intuito de unificar e expandir as ações realizadas pelo projeto Escolinha de Triathlon Formando Campeões. A organização não governamental centraliza ações voltadas para o desenvolvimento social por meio do esporte em todo o Brasil.
“O Instituto Escolinha de Triathlon é fundamental nesse momento de expansão. Queremos levar o triathlon a crianças e adolescentes de todos os estados brasileiros. O Instituto coordenará esse trabalho nacional, levando a metodologia, identidade visual e expertise já adquirida, para maximizar ainda mais o projeto. Também é a partir do Instituto que vamos criar ações voltadas para o desenvolvimento integral da criança e adolescente, com projetos na área da educação e cultura”, destaca o triatleta olímpico Juraci Moreira, idealizador, padrinho e gestor do projeto, além de presidente fundador do Instituto.
Sobre a Escolinha de Triathlon Formando Campeões
“Formar campeões na vida e no esporte é a nossa missão”
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada em 2015 em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. O projeto contempla 1940 crianças e adolescentes em 34 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Pará, Pernambuco e Sergipe.
Nossa visão de curto, médio prazo é levar a Escolinha a todos os estados do País, com núcleos formados num modelo similar ao de “franquias”, para garantir o cumprimento da nossa proposta pedagógica, uso de identidade visual, qualidade do ensino e materiais oferecidos e principalmente, ao cuidado com a gestão de compliance do projeto.