Em uma atividade especial que uniu esporte, educação e cultura, os alunos da…

Instituto Escolinha de Triathlon promove vivência cultural com triatletinhas de Maracanaú (CE) na Cidade Mais Infância
Na última semana, os alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões de Maracanaú (CE) viveram um dia repleto de descobertas, encantamento e aprendizado na visita à Cidade Mais Infância, em Fortaleza. A atividade, promovida pelo Instituto Escolinha de Triathlon, teve como objetivo oferecer uma experiência cultural e educativa que fosse além do esporte, fortalecendo o olhar sensível das crianças para temas como cidadania, empatia e inclusão.
Localizado no Centro de Eventos do Ceará, o espaço é uma iniciativa do Governo do Estado voltada ao público infantil, com foco no desenvolvimento integral por meio da ludicidade. Com mais de 30 ambientes interativos, a Cidade Mais Infância apresenta uma miniatura de cidade, onde as crianças podem vivenciar e compreender o funcionamento de diferentes serviços públicos e profissões. Hospitais, escolas, bancos, museus e até uma escolinha de trânsito compõem os cenários cuidadosamente planejados para estimular a imaginação, a autonomia e a responsabilidade social dos pequenos.
Durante a visita, os triatletinhas participaram de oficinas culturais, apresentações teatrais e vivências temáticas que abordaram sentimentos, saúde mental e direitos das crianças. A cada nova experiência, era possível notar nos rostos atentos e curiosos o brilho de quem está descobrindo o mundo com outros olhos. A atividade promoveu reflexões profundas sobre o papel de cada um na construção de uma sociedade mais justa e acolhedora.
Mais do que um passeio, o encontro simbolizou o compromisso do Instituto Escolinha de Triathlon em ampliar o acesso de crianças e adolescentes a experiências que valorizam a cultura, a educação e a formação cidadã. Ao levar seus alunos para vivenciarem espaços como a Cidade Mais Infância, o Instituto reforça a ideia de que o esporte, quando aliado à cultura, é capaz de transformar realidades e ampliar horizontes.
A estrutura do local, que conta com areninha, teatro e um museu de paleontologia, impressionou e instigou a curiosidade dos alunos de Maracanaú, muitos dos quais vivenciaram pela primeira vez uma experiência cultural tão ampla e significativa. A ação demonstra o quanto o esporte pode ser uma porta de entrada para o acesso a diferentes formas de expressão e conhecimento.
O Instituto Escolinha de Triathlon segue firme em sua missão de formar campeões para a vida, incentivando práticas que unem o corpo e a mente, a técnica e o sentimento, a disciplina e a criatividade. A visita à Cidade Mais Infância deixa não apenas lembranças, mas aprendizados que certamente acompanharão os triatletinhas por toda a jornada. É nesse encontro entre cultura, esporte e cidadania que se revela a verdadeira potência da formação integral.



Sobre o Instituto Escolinha de Triathlon
Educação, inovação e transformação como motores que impulsionam o desenvolvimento
O Instituto Escolinha de Triathlon foi fundado com o intuito de unificar e expandir as ações realizadas pelo projeto Escolinha de Triathlon Formando Campeões. A organização não governamental centraliza ações voltadas para o desenvolvimento social por meio do esporte em todo o Brasil.
“O Instituto Escolinha de Triathlon é fundamental nesse momento de expansão. Queremos levar o triathlon a crianças e adolescentes de todos os estados brasileiros. O Instituto coordenará esse trabalho nacional, levando a metodologia, identidade visual e expertise já adquirida, para maximizar ainda mais o projeto. Também é a partir do Instituto que vamos criar ações voltadas para o desenvolvimento integral da criança e adolescente, com projetos na área da educação e cultura”, destaca o triatleta olímpico Juraci Moreira, idealizador, padrinho e gestor do projeto, além de presidente fundador do Instituto.
Sobre a Escolinha de Triathlon Formando Campeões
“Formar campeões na vida e no esporte é a nossa missão”
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada em 2015 em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. O projeto contempla 1940 crianças e adolescentes em 34 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Pará, Pernambuco e Sergipe.
Nossa visão de curto, médio prazo é levar a Escolinha a todos os estados do País, com núcleos formados num modelo similar ao de “franquias”, para garantir o cumprimento da nossa proposta pedagógica, uso de identidade visual, qualidade do ensino e materiais oferecidos e principalmente, ao cuidado com a gestão de compliance do projeto.