A semana da criança foi mais do que especial na Escolinha de Triathlon…
Em Itu (SP), alunos da Escolinha de Triathlon aprendem sobre nutrição de qualidade com palestra e lanche especial
Neste mês de abril foi a vez dos alunos de Itu (SP) da Escolinha de Triathlon Formando Campeões aprenderem mais sobre nutrição de qualidade, com uma palestra conduzida pelos alunos do curso de nutrição e com a supervisão dos professores do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), localizado na Rua Madre Maria Basílica, no centro da cidade. A visita dos alunos à instituição também contou com um lanche especial, preparado para auxiliá-los a entender sobre as condições ideais de alimentação e para assimilar a importância da nutrição no dia a dia, sobretudo na rotina, para quando forem praticar esportes, por exemplo.
A equipe técnica da Escolinha de Triathlon passou a observar a importância do assunto devido ao aumento significativo de crianças e jovens com alimentação desregrada e que leva ao aumento do número de sobrepeso e obesidade. Em 2022, de acordo com estudos realizados pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o número de jovens com casos de obesidade passou da marca de 9% para 17,1% no período de apenas um ano. Fatos como esses ligam o alerta para que se tenha um maior entendimento sobre a importância da nutrição e de como os alimentos devem ser verdadeiros aliados na batalha contra estes índices citados.
“Ficamos muito felizes com a oportunidade de aprender mais sobre o tema junto aos nossos alunos. Podemos dizer que o objetivo da palestra foi mais além da busca pelo controle de peso, mas serve de alerta sobre como a obesidade pode ser a porta de entrada para outras doenças no futuro. É essencial que possamos expandir a saúde e a qualidade de vida para além do nada, pedala e corre. Foi uma experiência muito válida e que temos certeza de que irá agregar na vida dos nossos triatletas e de suas famílias”, comenta o professor Thiago Mantovani, da Escolinha de Triathlon de Itu.
A partir da palestra e de proporcionar assuntos relacionados à saúde e bem-estar, a Escolinha de Triathlon reforça o seu compromisso com a promoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os elementos 2 e 3, que estão ligados à erradicação da fome e de uma maior segurança alimentar, se somam à saúde o bem-estar que pode alcançar todas as idades, na aplicação para todos.
Sobre a Escolinha de Triathlon Formando Campeões
“Formar campeões na vida e no esporte é a nossa missão”
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada em 2015 em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 1350 crianças e adolescentes em 26 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Bahia, Ceará e Sergipe.
Nossa visão de curto, médio prazo é levar a Escolinha a todos os estados do País, com núcleos formados num modelo similar ao de “franquias”, para garantir o cumprimento da nossa proposta pedagógica, uso de identidade visual, qualidade do ensino e materiais oferecidos e principalmente, ao cuidado com a gestão de compliance do projeto.
São Paulo conta atualmente com 4 núcleos (Campinas, Jundiaí, Itu e Ribeirão Preto), atendendo 230 alunos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da Associação APANI, com apoio da Prefeitura da Estância Turística de Itu e é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte e Governo Federal. Os patrocinadores do núcleo são Lapônia e Volvo.
Curta a Fã page da Escolinha de Triathlon – Formando Campeões no Facebook
Siga também a Escolinha de Triathlon – Formando Campeões no Instagram