Escolinha de Triathlon em Maracanaú retoma técnicas das três modalidades para as crianças

Treinamentos do início da temporada são adaptados para respeitar o desenvolvimento físico da garotada

Fevereiro é mês de volta às aulas na escola e ajustes na rotina do nada, pedala e corre. Na Escolinha de Triathlon Formando Campeões em Maracanaú, no Ceará, o início da temporada é dedicado a pequenos ajustes, tanto nos equipamentos como as bikes, como nas técnicas dos exercícios, para ajudar a criançada a retomar o ritmo de treinos.

O início da temporada requer atenção especial, para evitar o “overtraining” e possíveis lesões. Por isso, a retomada do ritmo normal de treinos é feita de forma lenta e gradual. Depois de um período de atividades leves, com brincadeiras como vôlei na piscina, pega-pega e mata soldado, feitas com o objetivo de fazer as crianças se movimentarem, a ordem agora e relembrar e reforçar o que já foi aprendido.

“Nosso desafio é focar mais nos aspectos técnicos das três modalidades, revisando tudo o que já foi ensinado, agora com mais propriedade no assunto por parte deles. Queremos inserir mais simulados de duathlon, aquathlon e triathlon nos treinos, colocá-los em teste mais vezes”, explica o professor Rafael Santos, do núcleo Maracanaú da Escolinha de Triathlon.

Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há sete anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Maracanaú, os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contam com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará, apoio do Instituto Lucimário Caitano e do Centro Pedagógico Cecília Meireles. O projeto tem patrocínio de Vestas, Gerdau, Instituto Aço Cearense, Cerbras e iByte. 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões