Curitiba tem projeto piloto de horta comunitária para triatletas mirins

Ação da Escolinha de Triathlon Formando Campeões no Colégio da Polícia Militar do Paraná promove agricultura sustentável e consciência ambiental entre as crianças

 

Da rotina do “nada, pedala e corre” para a horta! Além das aulas das três modalidades, os triatletas mirins de Curitiba também estão aprendendo sobre agricultura sustentável. Na última semana, os alunos receberam a visita da professora Bruna Ramalho e alunos do curso de agronomia da Universidade Tuiuti do Paraná, para falar sobre o plantio de hortaliças. A ação da Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem como objetivo formar cidadãos mais responsáveis e com uma boa consciência ambiental.

O Colégio da Polícia Militar do Paraná atua como “programa piloto” da ação. Desde janeiro, os alunos cuidam diariamente da horta comunitária, onde foram plantados alface, tomate, cebolinha, hortelã, frutas e até flores. Em sua visita, a professora Bruna Ramalho trouxe outras mudas doadas pela universidade, como beterrabas, e orientou as crianças e adolescentes sobre as técnicas de plantio.

“Os outros núcleos da Escolinha também estão criando suas hortas comunitárias, mas é aqui no CPM que nós vamos aprimorando a atividade, para depois replicar nos outros locais. Além da horta, os alunos também vão cuidar das árvores do terreno do colégio, fazendo a poda e outras ações necessárias”, explica o coordenador Ricardo Júnior Cardoso.

A horta comunitária foi a forma escolhida pelo projeto para atingir o segundo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que estabelece a fome zero e a agricultura sustentável. Ele integra um conjunto de 17 ODS na Agenda 2030, um plano de ação global criado para erradicar a pobreza e garantir uma vida digna a todos.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

A unidade do Colégio da Polícia Militar do Paraná foi a primeira a ser criada, e é pioneira na formação de triatletas. Hoje, atende 60 alunos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense de Triathlon e apoio do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são SulAmérica, Electrolux e Rede Condor.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões